Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O tema do projeto aqui apresentado é o de analisar como o estudo dos conceitos das disciplinas parceiras contribui para a prática diária da Logística como área de estudo. Sendo assim, elaboramos este projeto de pesquisa interdisciplinar, com o objetivo de analisarmos com um olhar crítico a organização Wal-Mart Brasil, e confrontarmos as informações obtidas entre as disciplinas deEmpreendedorismo e Modelos de Gestão, pesquisando todo seu histórico desde a aquisição da sua primeira loja à conquista de se tornar uma das organizações que mais faturam no mundo, bem como, os Modelos de gestão existentes e utilizados nesta conceituada empresa.
O Wal-Mart começou com uma única loja de descontos localizada no noroeste do Arkansas (Estados Unidos), fundada por Sam Walton e, emmenos de 50 anos, tornou-se o maior varejista mundial, com milhares de lojas e clubes e milhões de associados.
O Wal-Mart no Brasil conta com cerca de 500 lojas, entre hipermercados, supermercados, clubes de compra, lojas de atacado e lojas de vizinhança. As unidades da rede Wal-Mart estão distribuídas entre as Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
O Grupo demonstra ampla participação nodesenvolvimento de projetos empreendedores , visando ganhos nos processos logísticos, erradicando os picos na demanda, com o objetivo de balancear os volumes no processo de distribuição com ganhos em níveis de serviço, produtividade e pontualidade nas entregas da central de distribuição.
A preocupação do fundador da rede, Sam Walton, com seus funcionários e a atenção que dedicava a eles foramincorporados naturalmente na forte cultura organizacional do Walmart. Respeito pelo indivíduo, atendimento ao cliente e busca pela excelência são os item principais do Modelo de Gestão da organização.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 EMPREENDEDORISMO

A rede Wal-Mart Brasil é claramente um exemplo de visão empreendedora através de seu fundador Sam Walton, pois, o mesmo estava sempre a frente deseu tempo com idéias inovadoras ouvindo sempre a sua base nunca deixando se abater com as dificuldades encontradas, continuou e com sua persistência conquistou mais que uma loja de sucesso e sim uma das organizações mais respeitadas nos Estados Unidos onde começara e no mundo onde conquistou com todo seu empreendedorismo e pioneirismo. De acordo com Dornelas (2001,p1) “o empreendedor é aquele quefaz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.
A rede Wal-Mart foi construída sobre uma fundação da integridade, e os membros e líderes da empresa trazem novos valores para a vida a cada dia, que atendem desde os clientes aos acionistas. A instalação da Wal-Mart no Brasil representou a chegada do maior grupo de distribuição do mundo, com faturamento deUS$ 138 bilhões em 1999.
No Brasil, a Wal-Mart atua principalmente no segmento de supermercados, dentro do comércio varejista. Nos últimos anos, a dinâmica desse segmento foi influenciada pelo ritmo de atividade geral da economia. Ao mesmo tempo, as transformações do setor de comércio se acentuaram, com o crescimento dos shoppings centers, supermercados, hipermercados e a crescente segmentação dosformatos de varejo. A importância dos estabelecimentos que funcionam em sistema de auto-serviço, como os supermercados e hipermercados, consolidou-se.
A evolução das vendas do segmento de supermercados e hipermercados mostrou-se positiva no período 94-96, beneficiando-se dos efeitos do Plano Real sobre o poder aquisitivo da população, com crescimento de 65,5%. De 1996 para 1997 as vendasficaram praticamente constantes, com leve aumento de 0,22%. Mesmo assim, é preciso registrar que o setor tinha sofrido uma retração do valor das vendas no início da década de 90 e apenas em 1995 o valor equiparou-se ao verificado no final da década de 80. De acordo com Cyrineu (2009):

“O desafio de produzir mais e melhor vai sendo suplantado pelo desafio, permanente, de criar novos produtos,...
tracking img