Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Episódios e Planejamento Estratégico: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior



Lucinéia Fernanda Barbosa Belluca (UNIMEP) lbarbosa@unimep.br
Eduardo Eugênio Spers (UNIMEP) eespers@unimep.br
Valéria Rueda Elias Spers (UNIMEP) vrueda@unimep.br
Regina Antonia Azanha (UNIMEP) regiazan@hotmail.com



Resumo

Este trabalho se propõe a estudar a ferramenta planejamento estratégico(PE) na sua transição entre um processo informal para um processo formal de sua estruturação em empresas do segmento de serviços, especificamente em uma instituição de ensino superior. A existência do PE formal nas organizações vem sendo abordada na literatura como fonte de diversos benefícios. Porém, características organizacionais como o tamanho da instituição ou as especificidades do setor em queatuam podem desestimular ou dificultar a sua implementação. Este artigo explora a gênese da ferramenta PE em uma organização de ensino tendo como base o conceito de episódio. O estudo investiga as razões que contribuem para a necessidade de implantação de um PE formal em função da ocorrência de episódios de origem interna e externa. Uma análise dos episódios ocorridos no ambiente competitivo elegal externo foram analisadas com base em dados secundários. As informações sobre os episódios de origem interna foram coletadas com base em documentos internos e entrevistas. O entendimento do episódio como fonte da gênese do planejamento estratégico pode auxiliar os tomadores de decisão: empresas, associações e governo, a definirem mecanismos que incentivem a sua implementação em organizações queem geral não se utilizam desta ferramenta gerencial.



1. Introdução

Embora o planejamento estratégico (PE) seja uma ferramenta importante, é preciso entender que não se trata de uma “solução mágica”. Gestores inexperientes podem adotar esta ferramenta de maneira inadequada, podendo, inclusive, causar prejuízos irreparáveis ao seu negócio (SPERS et. al. 2003, p. 1). Por meio de processosformais ou informais, as organizações buscam, com o do exercício do planejamento estratégico, estabelecer metas e objetivos a serem perseguidos e realizados.
A estratégia pode ser entendida como a criação, de maneira pró-ativa, de um futuro desejado por uma organização. O setor de serviços tem se despontado entre os mais dinâmicos e com o maior índice de crescimento. O tema do planejamentoestratégico vem sendo explorado dentro da literatura e da realidade nacional, mas poucos estudos focam a realidade do setor de serviços educacionais e exploram a utilização da ferramenta planejamento estratégico (formal) na gestão destas entidades (ANDRADE, 2002, p. 1).
O objetivo principal dest artigo é explorar a gênese da ferramenta PE em uma organização de ensino tendo como base o conceito deepisódio. Como objetivo específico, investigar as razões que contribuem para a necessidade de implantação de um PE formal em função da ocorrência de episódios de origem interna e externa.
A justificativa principal deste estudo se baseia no uso do conceito de espisódio ao processo de planejamento, crise e mudança organizacional. Justifica-se também pela tentativa de constatação prática da gênese doplanejamento e, consequentemente, a possibilidade de incorporar sugestões de melhorias e adaptações nos procedimentos de sua estruturação.
Este trabalho está estruturado em cinco itens. Neste primeiro item são apresentados os objetivos e as justificativas em termos de originalidade e importância. A seguir, no dois, é apresentada uma revisão de literatura sobre episódio e planejamento estratégico e, noitem três, a metodologia. No item quatro são apresentados e discutidos os resultados e, por fim, no item cinco, as considerações finais.



2. Episódio e Planejamento Estratégico

A expansão das atividades das organizações, a abertura para análises multidimensionais, a tendência em compreender melhor o papel do homem, a internacionalização e a globalização tornaram muito complexa a...
tracking img