Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 2

A gestão de estoques.

Conforme artigo que nos proporciona ter uma noção de como são os processos logísticos de um estoque em seu processo de fabricação. O principal instrumento utilizado na logística de uma empresa é o Sistema Integrado onde temos como exemplo o SAP (Sistema de Administração da Produção), este sistema tem como objetivo o controle, planejamento e execução de todoprocesso produtivo de uma empresa, é por meio desse sistema que se tem uma noção do que, quando, quanto e com o que produzir e comprar se encaixe na estratégia da empresa.
A empresa deve sempre ofuscar e investir nos recursos e opções disponíveis para laçar seu cliente e deixar a disputa do mercado acirrada, fazer com que haja um clima ou um relacionamento bom entre empresa e cliente, poissomente alcançara o sucesso as empresas que oferecerem uma boa composição de produtos e serviços visando obter relacionamentos de longo prazo. Para que sempre possa atender as necessidades do cliente sem haver atrasos o principal setor que se tem uma atenção maior é o estoque, pois é nele que há toda movimentação e armazenamento de materiais para produzir seus produtos, porém para se manter umestoque confiável além de fazer inventários, cíclicos ou rotativos, é preciso ter uma excelente Gestão de Estoque, ou seja, obter excelência no planejamento para que se possa prevenir do imprevisível oferecendo uma boa posição para a execução de suas tarefas, mas é claro, toda empresa para um bom Gerenciamento principalmente em seu estoque, necessita de um sistema integrado que auxilia em todo ocontrole e processo logístico da empresa, temos como exemplo o Sistema de Administração da Produção (SAP).
O SAP é uma das principais ferramentas usadas no Suplly Chain Management, ou seja, ele permite o gerenciamento de todo fluxo de materiais e a quantidade necessária para a produção de um produto, coordenando também as atividades estabelecidas entre a empresa com os fornecedores edistribuidores e uma fácil comunicação com o cliente, lembrando que o Sistema de Administração da Produção não toma decisões ou gerenciam seus sistemas, os administradores que executam suas tarefas. Uma das funções que auxiliam muito as empresas e a proteção das incertezas ambientais, e tratando de oferta e demanda, para minimizar esses problemas ambientais uma opção cabível a empresa é manter estoquesde recurso, seja input ou output. Em relação a estoque o SAP possui o sistema WMS (Warehouse Management System) que é o gerenciamento e controle de estoque, onde nele é feita toda a movimentação do armazém.
Um dos principais “problemas” de uma empresa são os desperdícios na produção, onde foram descobertos sete principais tipos de desperdícios, são eles:
 Superprodução
 Tempo de espera Transporte
 Processo
 Movimentação
 Produtos Defeituosos
 Estoque
Infelizmente as empresas de hoje sofrem com esses tipos, podemos dizer que seja a falta de planejamento e má administração, onde acabam produzindo mais do eu necessário para atender uma demanda e isso requer um intenso esforço e ocasiona gastos a empresa para eliminação do que foi produzido digamos que em vão. Otempo de espera também afeta muito na produção, onde são os que as empresas tendem em deixa-los parados por motivo de plena utilização das máquinas e equipamentos produzindo muito além do que se pode produzir. O transporte deve ser também o foco principal, pois em caso de longas distancias deve ser estudados possibilidades de envios da mercadoria para que não haja atrasos e cause a insatisfaçãopor parte do cliente, uma opção a disposição é a utilização dos variados modais de transporte. Com relação as atividades e trabalhos desenvolvidos que não tem valores continuem a serem executados, isso também pode gerar um alto custo para a empresa e também não obter valor algum ao que foi produzido. A movimentação também é um fator importante, pois deve-se ter uma atenção maior em relação a isso...
tracking img