Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL





FRANCIS MICHEL GONÇALVES DA SILVA
JACKSON JOÃO COZZER
LUCAS MERÇON
THYAGO GAIGHER COVRE
















DESTILAÇÃO A VÁCUO




















NOVA VENÉCIA
2012
FRANCIS MICHEL GONÇALVES DA SILVA
JACKSON JOÃO COZZER
LUCAS MERÇON
THYAGO GAIGHER COVREDESTILAÇÃO A VÁCUO






Trabalho apresentado à disciplina Atividade complementar I do curso superior em Produção de Petróleo e Gás da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, como requisito para obtenção da aprovação na disciplina.
Professor / Tutor: AmaroNOVA VENÉCIA
2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 REFINARIAS 4
2.2 REFINO 5
2.3 PROCESSO DE REFINO 5
2.3.1 Físicos 6
2.3.2 Conversão 6
2.3.3 Tratamento 6
2.3.4 Auxiliar 7
2.4 DESTILAÇÃO 8
2.4.1 Principio geral da destilação 8
2.4.2 Processo de destilação 9
2.5 DESTILAÇÃO A VÁCUO 9
2.5.1 Equipamentos de destilação a vácuo10
2.5.1.1 Torre 11
2.5.2 Sistema de vácuo 12

3 CONCLUSÃO 13

4 REFERENCIAS 14













1 INTRODUÇÃO

Desde a década de 60 o assunto petróleo é muito discutido na economia, isso devido ao seu potencial de aplicação na indútria. O mesmo é considerado a area economica que mais cresce no Brasil e no mundo de maneira que muitas sociedades possam usufruir desse crescimento.Mas para todo o sistema de crescimento dar certo é preciso uma série de processos até o petróleo bruto poder ser refinado e assim dar lucros. É nesse ponto que as refinarias entram em destaque, fazendo com que o petróleo se transforme em produtos rentáveis gerando lucratividade à industria.

A industria de refino é composta por diversos processos, inclusive o processo de Destilação a vácuo,que é um processo que da um suporte para o refino de maneira geral.

O trabalho vai mostrar como é feita e quais são as funções e finalidades da destilação a vácuo, desde quando o petróleo entra na refinaria até chegar ao processo de destilação.
























2 DESENVOLVIMENTO


2.1 REFINARIAS

O Processo de refino pode ocorrer de duas maneiras que sãoUPGN(Unidade de processamento de Gás Natural) e Refinarias.

UPGN: (Unidade de Processamento do Gás Natural): processo de refino cuja matéria prima é o gás úmido ou gás não associado.

De acordo com Junior[1] as refinarias de petróleo constituem o mais importante exemplo de plantas contínuas de multiprodutos. Uma refinaria, em geral, processa um ou mais tipos de petróleo, produzindo uma série deprodutos derivados, como o GLP (gás liquefeito de petróleo), a nafta, o querosene e o óleo diesel.

Ainda nas palavras de Junior numa indústria petrolífera, são as refinarias que geram os produtos finais a partir do petróleo recebido dos campos de produção. Depois de extraído e tratado no campo de produção, o petróleo segue para a refinaria, para ser transformado na série de derivados, que vãoatender as necessidades de algum mercado.

Segundo Cardoso (2008, p. 62):
A primeira refinaria no Brasil data da década de 30. Nesta época o mercado consumidor era incipiente e a produção interna ainda era muito baixa. Era importada grande parte dos derivados que era necessário e o que pouco se produzia também era resultante de petróleo importado. No Brasil existem 13 refinariassendo 11 do sistema da Petrobras e 2 privadas.






2.2 REFINO

Neto[2] diz que refino compreende uma série de operações físicas e químicas interligadas entre si que garantem o aproveitamento pleno do seu potencial energético através das gerações dos cortes, ou produtos fracionados derivados, de composições e propriedades físico-químicas determinadas. Refinar petróleo é, portanto,...
tracking img