Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


As organizações de hoje voltaram-se inteiramente para a gestão do fator humano e da subjetividade. Elas são convocadas, em seu próprio benefício, a deixarem um modelo de atuação mais focado nas habilidades estáticas, que não leva em conta as particularidades de sua própria cultura e valores, nem a subjetividade de seus profissionais, seus desejos e capacidade para afetaro curso do próprio trabalho, para um outro modelo que, além de focar sua ação no cliente, também focalize a gestão da realização humana como um elemento vital, seja para o desempenho da organização como um todo, como também para o desempenho pessoal de seus colaboradores.


Um dos grandes patrimônios dentro de uma empresa são os funcionários, os recursos humanos propriamente ditos, eatualmente surgem preocupações com esses clientes internos com relação a motivação, liderança, bem como cultura e clima organizacional. Portanto torna-se cada vez mais necessária a Administração de Recursos Humanos mensurar suas ações através de procedimentos técnicos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações.


Toda a organização cria sua própria cultura, com seus própriostabus, usos, e costumes. A cultura do sistema reflete tanto as normas e valores do sistema formal, como sua reinterpretação no sistema informal. O clima organizacional também reflete a história das porfias internas e externas, dos tipos de pessoas que a organização atrai, de seus processos de trabalho e de seu leiaute físico, das modalidades de comunicação e do exercício da autoridade dentro dosistema.


Uma das ferramentas das quais a empresa dispõem para descobrir seus pontos fortes e fracos quanto ao ambiente organizacional é a aplicação de um questionário junto aos seus colaboradores. Esta será a metodologia utilizada para verificar o clima organizacional na ..., sendo o objetivo norteador para constatar qual a opinião dos colaboradores do escritório quanto aos diferentesaspectos da organização.


Esta pesquisa será elaborada de acordo com das normas de metodologia científica, sendo uma pesquisa mista, isto é, bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa está estruturada em cinco capítulos, onde no primeiro, será apresentada a caracterização da empresa, a formulação do problema da pesquisa, os objetivos e a justificativa. O segundo capítulo é composto pelarevisão da literatura, baseando-se em fundamentação teórica sobre os temas motivação, liderança, cultura e clima organizacional. A metodologia da pesquisa estará descrita no terceiro capítulo, onde pode-se perceber uma pesquisa quantitativa.


No quarto capítulo apresenta-se a Análise dos Dados através de percentuais e comentários, as respostas obtidas, demonstrando a realidade do climaorganizacional da ... de acordo com a opinião dos seus colaboradores. A conclusão que se dá no quinto capítulo, através da análise e avaliação de todo o trabalho realizado durante o estágio supervisionado. Pretende-se ao termino deste trabalho demonstrar que uma pesquisa é um instrumento muito importante a ser utilizado para a melhoria da qualidade do ambiente organizacional.


CARACTERIZAÇÃODA EMPRESA

As constantes mudanças em ritmo acelerado, no mundo dos negócios, em face a globalização e desenvolvimento tecnológico, criam muitas oportunidades, mas também exigem preparo e destreza para estar em condições de igualdade perante essas oportunidades......................




FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Devido às constantes mudanças no cenário econômico, desenvolvimentodas empresas, avanço tecnológico e a forte concorrência no mercado, crescem a necessidade da atualização contínua, evidencia desta maneira a deficiência nos relacionamentos e a falta de integração dos colaboradores das empresas, bem como com seus líderes o que resultam problemas com relação direta no clima organizacional da empresa.


Romper paradigmas, e adaptar-se às mudanças na...
tracking img