Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO:
Análise Ergonomica



Turma: RH –N- 2B – Noturno
Alana Rosa de Almeida
Alessandro Dias
Camila Cipriano do Carmo
Eberth do Nascimento Araujo
Giovania Damasceno Pereira
Maria Helena Pereira

Brasília – DF
2011
1. INTRODUÇÃO

Conforme a definição da NR 17 ergonomiaé uma ciência que estuda a adequação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança de desempenho eficiente. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própriaorganização do trabalho. Como estabelece a NR 17.1.2 para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho.
A ferramenta utilizada para o trabalho foi a REBA, por se tratar de um funcionário que trabalha em pé . Ela é a mais indicada para a avaliação.
O método REBA (Rapid EntireBoby Assessment) foi desenvolvido por Hignett and McAtamney (2000) para estimar o risco de desordens corporais a que os trabalhadores estão expostos. As técnicas que se utiliza para realizar uma análise postural têm duas características que são: a sensibilidade e a generalidade. Uma alta generalidade quer dizer que é aplicável em muitos casos, mas provavelmente tenha uma baixa sensibilidade, querdizer que os resultados que se obtenham podem ser pobres em detalhes. Porém as técnicas com alta sensibilidade,onde é necessária uma informação muito precisa sobre os parâmetros específicos que se medem, parecem ter uma aplicação bastante limitada (COLOMBINI, 2005). O método REBA é uma ferramenta para avaliar a quantidade de posturas forçadas nas tarefas onde é manipulado pessoas ou qualquer tipode carga animada, apresentando uma grande similaridade com o método RULA e como este, é dirigido às análises dos membros superiores e a trabalhos onde se realizam movimentos repetitivos. Este método inclui fatores de carga postural dinâmicos e estáticos na interação pessoa-carga e um conceito denominado de “a gravidade assistida” para a manutenção da postura dos membros superiores, isso querdizer que é obtido a ajuda da gravidade para manter a postura do braço onde é mais custoso manter o braço levantado do que tê-lo pendurado para baixo. Foi concebido inicialmente para ser aplicado nas análises de posturas forçadas adotadas pelo pessoal da área médica e hospitalar como auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e etc. A avaliação de risco também é feita a partir de uma observaçãosistemática dos ciclos de trabalho, pontuando as posturas do tronco, pescoço, pernas, carga, braços, antebraços e punhos em tabelas específicas para cada grupo. Após a pontuação de cada grupo é obtido a pontuação final onde se compara com uma tabela de níveis de risco e ação em escala que varia de 0 (zero), correspondente ao intervalo de movimento ou postura de trabalho aceitável e que não necessitade melhorias na atividade até ao valor 4 (quatro) onde o fator de risco é considerado muito alto sendo necessário atuação imediata.
A análise postural pode ser uma eficaz técnica para a avaliação das atividades de trabalho. Os riscos de lesões músculo-esqueléticas associados com o registro postural, dentro do contexto de uma avaliação ergonômica completa do local de trabalho, pode ser um fatorde grande importância na implementação de melhorias ergonômicas. A maioria das técnicas de avaliação postural possui duas, geralmente contraditórias,
características de generalidade e sensibilidade. Uma generalidade alta pode ser compensada por uma baixa sensibilidade, e vice-versa. Percebeu-se a necessidade de se desenvolver uma ferramenta postural especificamente para a determinação da...
tracking img