Projeto integrador i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Profa. Marcileide Muniz Cavalcante

Manual de Orientações para Elaboração Projetos Integradores
Gestão de Marketing/ Gestão de Recursos Humanos/ Gestão Financeira/ Logística

São Paulo 2009

1

MANUAL DE ORIENTAÇÕES
PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES
CURSO SUPERIORES DE GRADUAÇÃO
TECNOLÓGICA -

EA D

4º MÓDULO ORIENTADORA PROFª. MARCILEIDE MUNIZ CAVALCANTE

SÃO PAULO 2009 2

Introdução

A prática pedagógica dos Cursos Superiores de Graduação Tecnológica da UNISA busca o desenvolvimento de competências e a capacidade de integração destas competências, portanto, a avaliação dos conteúdos a partir das disciplinas será agregada à avaliação dos projetos integradores. Os projetos integradores têm significância idêntica aos resultados das demais disciplinas,inclusive para a obtenção da certificação de qualificação profissional, o que promove o desenvolvimento das competências e a integração dos conhecimentos. A prática pedagógica destes cursos prevê que as avaliações dos projetos integradores sejam realizadas por professores especializados nas diversas áreas do conhecimento, relacionados aos respectivos cursos.

Os projetos integradores possibilitam avisão crítica e integrada dos conhecimentos, buscando a constante inovação, criatividade, adaptação e identificação de oportunidades e alternativas na gestão das organizações. O modelo de integração de conhecimentos permite o desenvolvimento de competências a partir da aprendizagem pessoal e não somente o ensino unilateral. Os projetos integradores procuram estabelecer a ambientação daaprendizagem, estimulando a resolução de problemas organizacionais, capacitando e ampliando as alternativas para gestão e melhoria das práticas organizacionais.

O escopo dos projetos integradores é definido para que o aluno possa aplicar num mesmo trabalho, saberes adquiridos, dentro e fora do ambiente escolar. O escopo é criado em forma de desafio ao aluno, procurando desenvolver a visão crítica esistêmica de processos, a criatividade, a busca de novas alternativas, o empreendedorismo e a capacidade de interpretar o mercado e identificar oportunidades, a gestão, o planejamento, além das condições para o autoconhecimento e avaliação.

Os projetos permitem o acompanhamento do desenvolvimento das competências apresentadas ao longo dos módulos, aproximando alunos e professores na construção doconhecimento e prática organizacional. A avaliação será através da aplicação de instrumentos pertinentes às características dos projetos e desenvolvimento das respectivas disciplinas: pesquisas, estudos de caso, desenvolvimento de projetos de intervenção, simulação na

3

implementação de projetos, estudos técnicos, etc., que serão propostos e acompanhados pela Coordenação dos Cursos. ACoordenação dos Cursos também irá designar docente para a orientação direta do projeto integrador para os cursos ofertados.

Ainda conforme legislação para os Cursos Superiores de Graduação Tecnológica, segundo o Parecer CNE/CES nº. 436/2001, que trata de Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos, para a concessão de diploma poderia ser opcional a apresentação de trabalho de conclusão decurso, podendo ser desenvolvido sob a forma de Projeto, Monografia, Análise de Casos, Performance, Produção Artística, Desenvolvimento de Instrumentos, Equipamentos, Protótipos, entre outros, de acordo com a natureza da área profissional e os fins do curso, portanto, para os Cursos Superiores de Tecnologia da UNISA, na área de Gestão, definimos a elaboração dos Projetos Integradores e este Manual deOrientações irá instruir e regular o funcionamento destes trabalhos.

4

1. Objetivos dos Projetos Integradores

Os Projetos Integradores têm por objetivo integrar os conhecimentos nas áreas específicas dos cursos e a prática organizacional, promovendo o desenvolvimento de competências, ou seja, a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades,...
tracking img