Projeto integrador iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA ANÁLISE CRÍTICA DA EVOLUÇÃO DE SEUS COMPONENTES

Resumo

Ao longo da história da logística, a gestão da informação foi paulatinamente ganhando relevância, e a importância da função informação na logística somente ganhou destaque nesta última década. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica de alguns modelos de estratégia logística, destacar a importância que a informaçãovem assumindo nas últimas décadas e sugerir um novo modelo estrutural de estratégia para a logística, que considera a importância das novas tecnologias de informação e sua utilidade junto aos componentes funcionais da logística, em quatro níveis: estratégico, estrutural, funcional e implementação, inserindo no nível funcional as três gestões funcionais básicas da logística: armazenagem,transportes e informação.

O sistema de informações logísticas tornou-se um fator crítico de sucesso na estratégia logística. Ele engloba a monitoração de fluxo ao longo de toda a cadeia de atividades logísticas, capturando dados básicos, transferindo dados para outros centros de tratamento e processamento, armazenando os dados básicos conforme seja necessário, processando dados em informações úteis,armazenando as informações conforme seja necessário e transferindo informações aos usuários e clientes.

Introdução

Os estudos da logística e sua história demonstram que desde a segunda guerra mundial, a logística tem passado por uma evolução que apresenta várias fases (Almeida, 2000). Assim, é possível observar que ao longo das últimas décadas a logística tem sido otimizada e seus diversoscomponentes, antes considerados essenciais, deram lugar a outros. Da mesma forma, outros componentes, antes considerados irrelevantes, tornaram-se muito importantes e alguns outros foram repensados, alterados e reestruturados. Assim também, componentes que dantes não eram relevantes, facilitados por novas tecnologias, assim se tornaram.

Este artigo tem por objetivo propor um novo modelo estruturalde estratégia para a logística, que considera a importância das novas tecnologias de informação e sua utilidade junto aos componentes funcionais da logística.

Revisão da literatura

Lambert e Stock (1992), adotam a definição de logística formulada em 1986 pelo CLM – Council of Logistics Management (Concílio do Gerenciamento da Logística), que assim descreve a logística:

“É o processoeficiente de planejamento, implementação e controle efetivo do fluxo de custos, do estoque em processo, dos bens acabados e da informação relacionada do ponto de origem ao ponto de consumo, com o propósito de se adequar aos requisitos do consumidor.”
Bowersox e Closs (1996) ao destacarem a importância da informação como ferramenta estratégica para a logística, afirmam que sua importância não temsido devidamente considerada e sua relevância não tem sido avaliada com o devido destaque, e que cada erro na composição das necessidades de informação cria uma provável ruptura na cadeia de suprimento:

“Historicamente, a importância da informação para o desempenho da logística não tem tido o devido destaque. Essa negligência é fruto da falta de tecnologia adequada para gerar as informaçõesdesejadas. Os níveis gerenciais também não possuíam uma avaliação completa e uma compreensão aprofundada da maneira como uma comunicação rápida e precisa pode melhorar o desempenho logístico. Essas duas deficiências históricas foram eliminadas.”

Magee (1977), que afirmava que o aperfeiçoamento dos canais de informação é fundamental para revolucionar a distribuição, pois permite um acesso sistemáticoao controle, antigamente inexeqüível, e sem poder, ainda naquela época, contar com ferramentas informacionais como computadores domésticos, redes e internet, já destacava a informação como elemento preponderante e funcional para o desenvolvimento de uma logística operando em sua melhor performance. Ao discorrer sobre as oportunidades para a redução de cursos e redução de tempos de espera entre...
tracking img