Projeto integrador hidrogenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO




O Hidrogênio é o elemento mais abundante no universo e o décimo mais abundante em massa na Terra, onde ele é encontrado em minerais, nos oceanos e em todos os organismos vivos.
A menor presença do hidrogênio na Terra é resultado da sua volatilidade durante a formação do planeta.
Como o átomo de hidrogênio possui somente um elétron, poderíamos pensar que aspropriedades químicas deste elemento seriam limitadas, mas isto está longe de ser o caso. O hidrogênio possui propriedades químicas ricas e variadas.
Apesar do seu único elétron, em certas circunstâncias, pode se ligar a mais do que um átomo simultaneamente. Além disso, o seu caráter varia de uma base forte de Lewis (como íon hidreto, H-) até um acido forte de Lewis (como cátion hidrogênio, H+ ,o próton). Na verdade, o hidrogênio forma mais composto do que qualquer outro elemento.
O gás hidrogênio já era conhecido por Paracelsus, que o produzia fazendo ácido sulfúrico escorrer por sobre ferro. Ele escreveu “um ar aparece e se expande rápido como o vento”; Priestley o chamava de “ar inflamável”, mas é geralmente creditado a Henry Cavendish a descoberta da natureza elementar dohidrogênio, em 1766.
Cavendish era um cientista fantástico (pesquisava eletricidade, astronomia, meteorologia, química e física, sendo muito versado em matemática, mineração, metalurgia e geologia), mas tão tímido que os únicos contatos sociais que fazia eram as reuniões da Royal Society em Londres. Seus amigos mais íntimos afirmavam que a única forma de fazê-lo falar era fazer de conta queconversavam com uma sala vazia. Ele mesmo não se reconhecia o descobridor do hidrogênio, preferindo escrever “... foi notado por outros que...” Cavendish obtinha o hidrogênio passando ácido por metais, e coletando o gás sob mercúrio. Mesmo extremamente tímido, Humphrey Davy escreveu posteriormente que Cavendish “tratava sobre todos os interesses das ciências de uma forma luminosa e profunda, e emdiscussões era maravilhosamente astuto, ele permanecerá ilustre nos anais da ciência e será uma honra imortal para essa Casa, para essa época, e para esse país”, referindo-se à importância de Cavendish para a Sociedade Real e à ciência da Inglaterra.
Cavendish foi também considerado o co-descobridor do nitrogênio.
O que mais se discute sobre o hidrogênio o custo que se tem para obtenção, paramuito a preocupação e o gasto de energia que se tem , mesmo sabendo que o gás
hidrogênio vem de uma fonte limpa e renovável, mas já existem em projetos que estão sendo colocados em praticas , e também quanto seu armazenamento justamente par se tratar de gás altamente inflamável.
O processo na indústria e produzido pela ração de lata temperatura da água com gás metano




1.2- OBTENÇÃO DE HIDROGÊNIO




O hidrogênio é um elemento muito abundante pode ser obtido de várias formas.
Nos ambientes anaeróbicos ocorrem muitas reações nas quais o hidrogênio molecular tem um papel essencial.
Nos clostrídios e em outros organismos fermentativos, um oxidante forte como O2 não está disponível e o receptor de elétrons envolvidos em muitas reações é o prótonque forma assim H2.
A enzima responsável pela geração do H2 é a Fe-Fe hidrogenase a qual tem ligantes CO e CN- ligados a dois átomos de Fe de um cluster único de seis atamos de Fe. Estes ligantes de campo forte, os quais são geralmente tóxicos para a maioria dos seres vivos, estabilizam estados de baixo spin do ferro que favorecem a evolução do gás hidrogênio.
O H2, gerado pelafermentação é usado como redutor por um grande variedade de organismos em ambientes tanto anaeróbios quanto aeróbios.
Estes organismos usam as NiFe hidrogenasses que catalisam a captura do H2, e o usam para executar diversas reações químicas. Assim, o H2 serve como “ moeda” na oxirredução, sendo usado nos ambientes anaeróbicos para a redução do nitrato, sulfato, ferro(III), dinitrogênio e enxofre....
tracking img