Projeto integrador empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA

PROJETO INTEGRADOR VI

ARAUCÁRIA
2010
OSMAN FERREIRA DE ALMEIDA

PROJETO INTEGRADOR VI

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de projeto integrador VI do Curso de Sistema de Informação da Faculdade Educacional de Araucária
Orientador: Prof. Carlos Costa

ARAUCÁRIA
2010

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência de metodologia doensino de empreendedorismo vivida no curso de Sistema de Informação Facear PR.
A coleta de informações junto às livros de Empreendedores mostrou que o empreendedorismo é um tema imprescindível na atual conjuntura sócio econômica. Dollabela (2000) relata que ele está presente em mais de duzentas instituições do país que perceberam a necessidade de desenvolver nos acadêmicos as característicasempreendedoras. Nesta experiência a ser relatada o empreendedorismo chama-se Projeto Integrador, que é um experimento educacional baseado nos princípios de constituir uma empresa fictícia que será uma Padaria e Confeitaria “Confepan” sobre o ponto de vista de um empreendedor. Para atender a estes princípios o Projeto tem adotado uma metodologia própria que vem sendo desenvolvida a partir de amplosestudos e atividades em sala de aula. As aulas são ministradas através de técnicas vivenciais, debates, estudo de casos, simulações, trabalhos e desenvolvimento de projetos.
O Projeto integrador, Integrará a participação conjunta de diferentes cursos nas atividades propostas, visando o desenvolvimento de parcerias que agregarão as competências específicas desenvolvidas na Instituição.SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1. QUESTÃO PROBLEMA 4
1.2. JUSTIFICATIVA DA QUESTÃO PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 6
2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3.1. CONTABILIDADE E CUSTOS-CONCEITOS 7
3.1.1. controle 7
3.1.2. contabilidade 7
3.1.3. gastos 8
3.1.3.1. custos e despesas 9
3.1.3.2. conceito de despesa:10
3.1.3.3. custo operacional 11
3.1.3.4. custos de comercialização 12
3.1.4. depreciação 13
3.1.4.1. causas físicas 14
3.1.5. investimento 14
3.2. PROJETOS 18
3.3. GERENCIAMENTO DE PROJETOS 19
4 PLANO DE NEGÓCIO 32
4.1. RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO 32
4.1.1. missão da empresa 33
4.1.1.1. plano de marketing 39
4.1.2. processos operacionais 42
4.1.2.1.plano financeiro 44
5 CRONOGRAMA 59
6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: 60
7 CONCLUSÃO 61
8 REFERÊNCIA 62

III

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com o intuito de identificar, através de uma pesquisa direcionada, os métodos, dificuldades e desafios, para tornar-se empreendedor no ramo de panificação, a ferramenta utilizada que foi de grande valiapara montar o projeto foi o aplicativo plano de negocio, que é um software projetado pelo Senac, que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma avaliação antes de colocar em prática a nova idéia, reduzindo assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um negócio inviável.Outras matérias e pesquisas serviram também como fonte de informações integrando dados fundamentais para a realização deste trabalho, entretanto, vários comentários neste trabalho foram tecidos baseados nestes atos.
Foi dada especial atenção às determinações dos processos de Contabilidade, Gerência de Projeto, Sistemas Corporativos e Humanidades dentro do ambiente de ensino, pois esse expõe claramenteos êxitos e as eventuais falhas nos processos de empreendedorismo e, conseqüentemente, de forma direta no resultado esperado.

1.1. QUESTÃO PROBLEMA
Como desenvolver o Plano de Negócios para a Panificadora e Confeitaria Confepan objetivando seu crescimento planejado para cinco anos, diminuir riscos e incertezas?

1.2. JUSTIFICATIVA DA QUESTÃO PROBLEMA
A decisão de...
tracking img