PROJETO INTEGRADOR DO MÓDULO GESTÃO DA AQUALIDADE

1026 palavras 5 páginas
............................................................................................................................. ..

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
TECNÓLOGO GESTÃO DA QUALIDADE
MÓDULO DE PRODUTIVIDADE
ALEXANDRE ROBERTO DA SILVA RA 237242012

INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL
PESQUISA OPERACIONAL

.
Guarulhos
2013

ALEXANDRE ROBERTO DA SILVA

INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL
PESQUISA OPERACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia de Gestão da Qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina de Pesquisa Operacional.
Prof º Francisco Lameiras

Guarulhos
2013

1. Elabore uma síntese referente ao capítulo 1 do livro citado anteriormente, evidenciando os modelos, a finalidade, as ferramentas e a capacidade da pesquisa operacional.
Resposta:Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de cientistas foi convocado na Inglaterra para estudar problemas de estratégia e de tática associados com a defesa do país. O objetivo era decidir sobre a utilização mais eficaz de recursos militares limitados. A convocação deste grupo marcou a primeira atividade formal de pesquisa operacional.Com o fim da guerra, a utilização de técnicas de pesquisa operacional atraiu o interesse de diversas outras áreas. A natureza dos problemas encontrados é bastante abrangente e complexa, exigindo, portanto uma abordagem que permita reconhecer os múltiplos aspectos envolvidos. Uma característica importante da pesquisa operacional e que facilita o processo de análise e de decisão é a utilização de modelos. Eles permitem a experimentação da solução proposta. Isto significa que uma decisão pode ser mais bem avaliada e testada antes de ser efetivamente implementada. A economia obtida e a experiência adquirida pela experimentação justificam a utilização da Pesquisa Operacional.Com o aumento da velocidade de processamento e quantidade de memória dos computadores atuais, houve um grande progresso na Pesquisa Operacional.
Este progresso é

Relacionados