Projeto integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O poder das grifes: O consumo entre as classes A, B e C.

Camila Madureira Torres de Oliveira
RA:
Vanessa Cristina Amaral de Oliveira
RA: 4648617

Resumo: O consumo faz parte do nosso dia adia, está presente em todas as sociedades e é um importante meio de auto expressão identitária e delimitação social. Na sociedade em que vivemos as classes B e C estão consumindo produtos de grifesfamosos, apesar do seu pouco poder aquisitivo, enquanto que consumidores da classe A estão consumindo os mesmos produtos, porém sendo adquiridos na Europa e/ou Estados Unidos.
Esta pesquisa tem comoobjetivo explicar o mercado consumidor das classes B e C, os motivos que os levam a consumirem produtos de grife, e por que os consumidores da classe A estão adquirindo os mesmos produtos no exterior.Palavras Chaves: Consumo – comportamento – vestuário.

1. Introdução

A transformação dos hábitos de compra no país tem relação direta com a ascensão social (e econômica) da classe média. Deacordo com uma reportagem publicada no site da revista Veja (04/06/2011), as classes mais altas representam hoje 16% da população brasileira, enquanto a classe média já corresponde por mais da metade.O consumo desta classe, que movimenta aproximadamente R$ 923 bilhões por ano (um mercado 13 vezes maior que o movimentado pela elite), deixou de ser exclusivamente para produtos inferiores e comprasbásicas. Atualmente os consumidores tem preferência por comprar produtos de 1ª linha, como roupas, eletrodomésticos, perfumes, joias, relógios e alimentos.

2. Fundamentação teórica

2.1Comportamentos do consumidor e Segmentação de mercado

O consumo é um sistema simbólico que articula coisas e seres humanos e, como tal, uma forma privilegiada de ler o mundo que nos cerca. Atravésdele a cultura expressa princípios, estilos de vida, ideais, categorias, identidades sociais e projetos coletivos. Ele é um dos grandes inventores das classificações sociais que regulam as visões de...
tracking img