projeto integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto




O NOVO PERFIL DO GESTOR EM RECURSOS HUMANOS







CURSO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA : INTRODUÇÃO Á GESTÃO DE RH



Maceió/ Alagoas
2013










Projeto de pesquisa apresentado como requisito para nota parcial do 2° semestre, tendo como orientador o Professor. Carlos Henrique Piassa.








Sumário
1.Introdução
2. Objetivos
3. Justificativa
4. Habilidades e competências de um gestor
5. O novo profissional de RH
6. Os desafios do profissional de RH
7. Conclusão
8. Bibliografia
O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DO GESTOR EM RECURSOS HUMANOS

1. Introdução
A gestão de pessoas tem sido desafiada a estabelecer uma maior sintonia com as estratégias corporativas. As políticas tradicionalmenteadotadas nessa área não respondem mais ás necessidades do mundo atual,pois tendem a condicionar os empregados a dotarem uma postura passiva e reativa. Tal fato decorre da busca de ajustamento do individuo á organização e do tratamento dispensado ao ser humano, tratando como se fosse um mero recurso produtivo,como se percebe em diversos aspectos dessas políticas.Na chamada sociedade doconhecimento,uma nova postura se faz necessária,para que as organizações passam aproveitar o potencial criativo e inovador de seus funcionários.
Outro problema encontrado nas antigas concepções de gestão de pessoas,que precisa ser revisto,é o não envolvimento direto dos gerentes com a formação e o desenvolvimento dos membros de suas equipes. Os funcionários ,por sua vez,também costumavam ser induzidos aesperar que as ações relacionadas ao seu crescimento viessem da organização,não tendo iniciativa de buscar seu autodesenvolvimento. A adoção de uma postura pró-ativa e a partilha da responsabilidade pelo desenvolvimento do corpo funcional entre os próprios trabalhadores,seus supervisores diretos e as políticas organizacionais é outra necessidades
2. Objetivos
Destacar a contribuição que agestão por competências pode oferecer ás organizações.
3. Justificativa
A área de recursos humanos,antes centralizadora e responsável por todos ao processos de pessoal, vem assumindo,finalmente seu espaço estratégico,descentralizado-se distribuindo as responsabilidades pelo desenvolvimento das pessoas aos gerentes diretos,instrumentalizando-se para uma nova ordem e partindo para uma gestãointegrada e fechada no negocio.
Outro fator que merece destaque e a presença de processos de inovação na gestão de pessoas,interferindo na cultura organizacional.


4. Conceitos Básicos da gestão por competências
Uma das mas conhecidas definições é a que diz ser competência um conjunto de conhecimentos,habilidades e atitudes que credenciam um individuo a exercer uma determinada função.Háautores,entretanto,que entendem ser a competência não há um conjunto de qualificações do individuo e sim as realizações por eles alcançadas em seu trabalho.
As organizações contemporâneas necessitam de pessoas talentosas para que possam sobreviver na nova economia. Num mundo onde as decisões,os processos e as atitudes devem ser rápidas e agressivas,o diferencial de uma organização são aspessoas que lá trabalham com seus talentos e ideias. Não importa o ramo da organização se quiser prosperar ela precisara de pessoas bem formadas,empreendedoras,visionárias,inovadoras e entusiasmadas. Pessoas que possam resolver problemas,com muito talento e alto poder de realizações,flexíveis e capazes de enfrentar novos desafios. São elas que ajudarão novos negócios a atravessar os obstáculos daeconomia.
5. Características básicas de gestão
Para um melhor aproveitamento das possibilidades oferecidas por essa nova filosofia de gestão,deve-se compreender que a competências são multidimensionais ,destacando-se por possuírem quatro características básicas (CARBONE 2005):
São dinâmicas - uma vês que exigem uma constante interação entre pessoas e...
tracking img