projeto integrado plano de marketing pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE




bruna thayna amorim roma
carlos rafael de queiroz
henrique ueda de andrade
luciano avelino da costa
paula alves mangabeira
tiago dos santos b. cavalcante




PROJETO INTEGRADOR II – PLANO DE MARKETING












Ceilândia, DF
2015
bruna thayna amorim roma
carlos rafael de queirozhenrique ueda de andrade
luciano avelino da costa
paula alves mangabeira
tiago dos santos b. cavalcante









PROJETO INTEGRADOR II – PLANO DE MARKETING



Plano de Marketing apresentado à disciplina Projeto Integrador – Plano de Vendas ou Marketing do IESB Oeste, como requisito a sua aprovação.

Professor Orientador Marcos Aurélio Antunes





Ceilândia, DF
2015

1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

1.1Descrição da Empresa

De acordo com informações colhidas “in loco”, a GUIMARAES E MATOS EPP, cujo nome fantasia é ÓTICA NACIONAL, está registrada sob o Cadastro Pessoal de Pessoa Jurídica no Ministério da Fazenda (CNPJ/MF) n.º 37.133.204/0001-00, tendo como atividade principal o comércio varejista de artigos ópticos e como atividades secundárias a fabricação de artigos ópticos .
Trata-se de umaSociedade Empresária Ltda. fundada em 31 de agosto de 1992, devidamente instalada e localizada na C12 bloco a lote 03 loja 01 Taguatinga Centro, Brasília-DF, CEP: 72.019.900.

1.2 Origem da Organização

A GUIMARÃES E MATOS LTDA. (Ótica Nacional) foi criada pela sociedade de Hamilton Cezar Junqueira Guimarães e Marcilene Matos Claudio, em 1992 em Taguatinga, DF. O desejo se ter a própria empresafoi fundamentado em valores como responsabilidade, respeito, honestidade e dedicação no ramo do comercio varejista, proporcionando ao cliente o que há de mais atual na saúde visual, com conforte e estética, atendendo as pessoas e dando outras opções de compras ao cliente.
Contendo hoje 6(seis) filiais em alguns pontos do DF a iniciativa da Sociedade foi um sucesso e o primeiro passo para que fosseestabelecido o modelo de negocio focado no consumidor final.

2 ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

2.1 Analise Externa

a) Fatores Econômicos

Apesar de a loja estar em uma boa fase de vendas e desenvolvimento por manter um bom preço, possui marcar conceituadas, qualidade de serviço e com qualidade de atendimento e com facilitadores de pagamento, a crise econômica do País e com o aumento dos impostos, vemafetando e prejudicando o setor devido ao preço das mercadorias (matéria prima), levando ao efeito cascata consequentemente gerando impacto no cliente final.

b) Fatores Socioculturais

A Ótica Nacional tem em seus consumidores a população em geral, onde não difere idade, sexo e nem classe social.
No passado os óculos eram visto como instrumento de correção visual somete, mas atualmente ocomportamento do consumidor, a moda e a criatividade têm transformado tanto os conceitos como os produtos, hoje as armações são acessórios bonitos e desejáveis. A moda e o mercado óptico se fundem constantemente no lançamento de novas coleções. O que é tendência nas passarelas e nas ruas chegam às lojas e de imediato ao rosto do consumidor em formatos, cores, estilos e matérias inovadores.

c) FatoresPolíticos/Legais:

As condições politicas/legais tem um impacto ruim sobre o setor ótico, através da inflação e aumento dos impostos causando uma retração momentânea no consumo. Porem este não é o único fator preocupante no ramo, tendo com fator o aumento de abertura de novas lojas do ramo e também a pirataria que influencia significativamente na perda de consumidores.




d) Concorrência

O setorde Óticas vem crescendo com grandes promoções de mercadorias através de acordos e parcerias com os fornecedores, assim tentando manter um melhor preço sobre a concorrência, que por também estarem a muito tempo no mercado são grandes concorrentes.

Os concorrentes diretos da Ótica Nacional são:
Ótica Diniz
Ótica Fluminense
Ótica Brasil

2.2 Análise Interna

a) Fatores Internos

Com a expansão...
tracking img