Projeto integrado multidisciplinar ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar II
Cursos Superiores de Tecnologia

Pólo Manhuaçu
2011

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar II
Cursos Superiores de Tecnologia

Cleuber Arantes
RA: 1117507
Gestão em Tecnologia da Informação1o. Semestre

Pólo Manhuaçu
2011
RESUMO

Inicialmente, mostraremos uma análise a respeito da matéria publicada pela ComputerWorld, para assim, ter um embasamento para se obter conclusões, tais como, custos, vantagens e possíveis desafios que a área de TI enfrentará, apontando que atualmente as empresas tendem tratar a virtualização como prioridade. Como as empresas já se deramconta que os projetos de TI precisam estar alinhados com a demanda do negócio, será apresentado como a virtualização pode ser aliada ao Desenvolvimento Sustentável na busca por uma forma de economia e uso diferencial da energia. E por fim, fazer um demonstrativo comparativo de empresas, onde a tecnologia da informação vem aprimorando a forma de operação e obtenção de lucro e em paralelo atuando deforma sustentável (TI Verde), contribuindo estatisticamente com a diminuição do consumo de energia, e, consequentemente, para a diminuição do aquecimento global, reduzindo os espaços físicos de Data Centers e seus custos com manutenção.

Palavras-chave: Virtualização; Desenvolvimento Sustentável

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 05

2 - ANÁLISE DA MATÉRIA DA COMPUTERWORLD SOBRE
VIRTUALIZAÇÃONA UNIVEN 06

2.1 - A Otimização dos Recursos na Organização de Computadores 06

2.2 - A independência do Hardware aplicado aos Princípios de Sistemas de Informação 06

2.3 - A Consolidação do Armazenamento e a Disponibilidade dos Dados 07

2.4 - A Otimização relacionada ao Desenvolvimento Sustentável 08

3 - PROJETOS DE TECNOLOGIA DE SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS BRASILEIRAS 09

3.1 -TI Verde: Uma Nova Tendência a ser Seguida no Brasil 09

3.2 - O Crescimento da TI Verde: Empresas Brasileiras buscam Políticas de Sustentabilidade 10

3.3 - Cemig: Exemplo real de TI Verde em Empresa Brasileira 11

5 - CONCLUSÃO 13

6 - REFERÊNCIAS 14

1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar a tendência de planejamento de infra-estrutura de TI nasempresas, onde acontecerão mudanças significativas nos processos de gerenciamento, desenvolvimento, custos, espaço, instalações, cultura organizacional e até na economia de recursos naturais, permitindo maior flexibilidade de recursos de infraestrutura conforme a demanda de trabalho das empresas, garantindo alta disponibilidade dos serviços, planos de continuidade consistentes, rotinas debackup/restores (cópia/restauração) confiáveis e na preservação do meio ambiente. Enfim, mostrar a grande importância e vantagens desta nova tendência, ainda pouco conhecida pelas empresas.

Com o passar dos anos, a capacidade de processamento dos computadores teve um aumento significativo. Entretanto, toda esta evolução não tem sido totalmente aproveitada, onde existem situações em que todoeste processamento abundante fica ocioso, deixando de produzir mais e não justificando o grande investimento. Assim, a virtualização passa ser uma grande solução para ampliar o poder de processamento e permitir que mais processos executem simultaneamente, tornando os equipamentos já adquiridos mais produtivos.

Com o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, será possível encontrarrespostas e chegar a uma conclusão sobre a efetivação de uma possível proposta de virtualização nas empresas, visualizando todos os aspectos que este novo modelo de consolidação de infraestrutura de TI pode trazer de benefícios, apontando os cenários e aplicativos de negócios em que a virtualização pode ser utilizada como uma boa vantagem e diferencial de mercado.

2 - ANÁLISE DA MATÉRIA DA...
tracking img