Projeto integrado multidiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Denominação e forma de constituição.

METSO MINERALS
O nome resultou de um concurso promovido pelos funcionários da Valmet e Rauma (antiga Metso). 6.500 nomes concorreram. Metso é uma palavra finlandesa para tetraz ou galo silvestre que habita as florestas de pinheiros da Finlândia. Do bico até a cauda, a ave mede quase um metro de comprimento. A formagráfica estilizada do logotipo da Metso lembra as asas do tetraz. Também simboliza a orientação progressista da corporação, o anseio pelo desenvolvimento e a disposição para mudanças. O tipo encorpado retrata a tradição e a força da corporação. As cores da terra comunicam a importância atribuída à natureza e ao meio-ambiente.
A empresa é identificada como razão social, assim, passando a possuiro nome de Metso MInerals Ltda. A empresa por ser uma sociedade limitada ela é dividida em cotas e trabalha com capital fechado.

1.2 Dados e fatores relevantes da origem da organização.

A história da Metso Minerals no Brasil começa em 1919, com a Electro Aço Paulista - a primeira fundição de aço em forno elétrico a arco do Brasil. A façanha foi realizada pelo engenheiro metalúrgicosueco Eric Tysklind em um galpão na Mooca, tradicional bairro paulistano e, logo no primeiro ano de funcionamento, a empresa atingiu a produção de 600 t/ano de aço.
Em 1940, a produção aumentou para 200 t/mês e a empresa, já denominada Fábrica de Aço Paulista (Faço), especializou-se na produção de aços-liga resistentes a desgaste e a impacto. Um ano antes ocorreu um importante marco histórico:a empresa fabricou com base em um desenho sueco o primeiro britador brasileiro, de mandíbulas. A partir daí, criou uma linha completa de britadores, além de moinhos, peneiras e alimentadores e chegou à década de 60 como um grande fabricante de equipamentos.
No início da década de 70, a empresa passou para as mãos do grupo americano Allis-Chalmers e teve acesso a novas tecnologias para aprodução de equipamentos mais pesados para mineração, indústrias de processo e de saneamento. A década foi também marcada pela inauguração da fundição em Sorocaba (SP), em 1979, cidade que já abrigava desde 1969 a sua fábrica de equipamentos.
Nos anos 80 a empresa sueca Boliden-Trelleborg assumiu o controle acionário. Em 1991, a empresa teve seu controle transferido para o Grupo SvedalaIndustri, assumindo a denominação internacional de Allis Mineral Systems. Dez anos depois, em setembro de 2001, a Svedala se uniu à concorrente Nordberg, graças à aquisição da Svedala Industri AB por parte da Metso Corporation, e com isso surgiu a gigante Metso Minerals.
O processo legal para a fusão foi demorado, justamente pelo tamanho da nova empresa. Para facilitar a identificação com osclientes após tantas mudanças, as principais marcas foram mantidas: Faço, Nordberg, Svedala, Lindemann, Trellex e Skega.

1.3 Natureza e ramo de atuação

A Metso Minerals é líder mundial no segmento das indústrias de produção de brita e de processamento de minerais, colocando à disposição de seus clientes não só equipamentos de qualidade reconhecida, mas também sua larga experiência emprojetos e melhorias de processos, incluindo até serviços de operação e manutenção de instalações. Contando com unidades de vendas e serviços em mais de 150 países, a Metso Minerals assegura um atendimento personalizado em cada local.
As principais áreas de atuação da Metso Minerals são:

✓ Britagem e peneiramento: trata-se de instalações completas, fixas ou móveis, para mineração,produção de agregados, processamento e reciclagem de entulhos e metais.

✓ Processamento de minerais: abrange moagem, classificação, beneficiamento e transporte de granéis (correias transportadoras, empilhadeiras, retomadoras, viradores e posicionadores de vagões, carregadores e descarregadores de navios, etc).

✓ Proteção contra desgaste: compreende o uso de revestimentos metálicos e de...
tracking img