Projeto inclsão e exclusão

3196 palavras 13 páginas
“INCLUSÃO QUE NÃO GERE EXCLUSÃO”

Santa Bárbara D’ Oeste/SP
2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Santa Bárbara D’Oeste

PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Santa Bárbara D’ Oeste/SP
2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Santa Bárbara D’Oeste

PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR lll

Desafio de Aprendizagem entregue como requisito para conclusão da disciplina de Projeto Multidisciplinar lll sobre a orientação do (a) tutor (a) EAD Adriana Tonato Camarotti.

Resenha
A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de áreas distintas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos.
O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento à escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada.
Cabe ao professor incitar o aluno a tomar consciência de suas dúvidas temporárias e certezas provisórias. O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno.
Da mesma forma, o professor não terá inibições em reconhecer seus próprios conflitos, erros e limitações e em buscar sua depuração, numa atitude de parceria e humildade diante do conhecimento que caracteriza a postura interdisciplinar.
Esta postura favorece a articulação horizontal entre as disciplinas numa relação de reciprocidade, e, ao mesmo tempo, induz a um aprofundamento vertical na identidade de cada disciplina, propiciando a superação da fragmentação disciplinar.
O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e consequentemente, na postura do professor. A

Relacionados

  • preconceito na educação de crianças imigrantes
    3450 palavras | 14 páginas
  • preconceito na educação
    3450 palavras | 14 páginas