Projeto identidade séries iniciais

4. PROJETO

4.1. Tema.

Identidade.

4.2. Turma.

4º ano.


4.3. Duração.

O projeto terá a duração de 40 horas.


4.4. Justificativa.

Percebemos que nos tempos atuais as crianças estão cada vez mais autônomas, inertes do próprio julgamento, deixando passar despercebida sua identidade, onde muitas vezes por influência da mídia, não se reconhecem comocrianças, tornando-se mini adultos.
Na formação de uma criança é indispensável que ela tenha um contato íntimo com o meio, onde se ofereça um leque de informações pedagógicas, para que assim possam compreender o outro e saber lidar com as diversas situações do dia-a-dia, tendo sempre em vista valores sólidos com o objetivo de integração familiar e social. Buscando descobrir a importância doconhecimento mais amplo de si mesmo e das várias nuances do ser humano, reconhecendo seu nome, origem e em particular aspectos que todo indivíduo precisa para ter sua identidade, personalidade exclusiva de cada um, dando ênfase nas áreas cognitivas, sócio afetivo e corporal, despertando essa consciência de maneira lúdica, fortalecendo assim o aprendizado.
Dessa forma foi idealizado esse projeto por sentira necessidade de proporcionar as crianças um conhecimento sobre o “Eu”, tendo como base a sua identidade, convívio social e interagindo com as obrigações, direitos e deveres de cada cidadão, para assim interagir no contexto social.



4.5. Objetivo Geral.

Promover o autoconhecimento, conscientizando-se da importância de se ter identidade, reconhecendo assim aspectos particulares esociais, para assim saber lidar com o outro através das vivências presentes no cotidiano.


4.6. Objetivos específicos.

Reconhecer diferenças individuais, percebendo as diferentes características, através do jogo dos gostos de questões pessoais.
Valorizar a importância que cada um tem, reconhecendo assim suas características, através da Dinâmica do Espelho.
Aplicar osconceitos já adquiridos em relação à produção textual, organizando suas idéias, utilizando sua criatividade, através da elaboração de um texto.
Respeitar as diferenças de cada um, sabendo lidar com o outro, caracterizando o colega através da Dinâmica: Eu vejo você assim...
Identificar as partes do corpo humano, montando um corpo com suas partes diferentes, através de recorte de revista.Aprimorar a atenção, coordenação, agilidade, equilíbrio, participando das brincadeiras dirigidas, socializando-se com os colegas.
Compreender a história contada, reconhecendo assim sua origem e os seus familiares, com a construção da sua árvore genealógica.
Entender o conceito da carta, identificando as suas partes, utilizando sua criatividade na construção de uma carta aocolega.
Resolver cálculos matemáticos, envolvendo as quatro operações e desenvolvendo o raciocínio lógico.
Compreender a mensagem que a história contada traz, trabalhando os valores, demonstrando e expressando seus sentimentos.
4.7. Referencial teórico do projeto.

Segundo Vygotsky (2009), “a interação social e o processo de interação social são fundamentais para o desenvolvimento dosujeito”.
Seguindo a afirmação do autor, o indivíduo está inserido em uma sociedade onde cada vez mais a integração é fundamental, pois está relacionado ao todo,pelo desafio que a própria sociedade impõe, há uma busca inerente do eu, no meio de um universo obscuro, por isso a importância de se reconhecer neste meio, rever no aluno seu papel e o que se espera dele, sua importância na fasevivida, com comportamento somente pertinente a sua faixa etária, mostrando muitas vezes a realidade em que vivem, não é exatamente o padrão de comportamento socialmente aceito, induzindo-as a uma remodelagem de atitudes, visando o crescimento sadio e pedagógico.
Hannah Arendt (2009, p.16) afirma que “A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se...
tracking img