Projeto heitor carrilho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE
UNI - RN
CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Psicologia Aplicada a PNE’S


Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho

NATAL (RN)
2012

Introdução

Nosso projeto foi desenvolvido com o propósito de trabalhar e estimular nas crianças as percepções visuais, táteis, auditivas e orais, como também a atenção, memória, imaginação epsicomotricidade.
Fazendo com que a criança crie uma relação consigo mesma, com o outro e com o mundo que a cerca, possibilitando-a um melhor conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades. Fazendo com que o ambiente escolar contribua com sua autoestima, através de um momento de atividade para a criança, estimulando a sua atenção, o equilíbrio emocional, desenvolvendo a inteligência, a criatividade e asociabilidade.
Nosso projeto está acontecendo na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, localizada na Rua Estância Velha, 02, Neópolis, Natal, RN. Com crianças de seis e sete anos do primeiro ano da educação infantil.
Os encontros estão sendo realizado na sala de aula na Escola, no horário matutino nas terças e quintas - feiras, totalizando dez encontros, onde a cada encontro serárealizado uma atividade diferente.
Nossas atividades de campo ainda estão ocorrendo, elaboramos um roteiro com o cronograma das atividades onde se encontra o conteúdo de cada passo do projeto, um relato dos desenvolvimentos das atividades, uma avaliação das atividades, as referencias e o anexo com todo material usado pelo grupo.

Referencial Teórico

A Psicologia é apenas uma entre as ciênciasque concorrem para a reflexão sobre a educação escolar. Sendo uma das ciências que estudam o homem, a psicologia tem se ocupado de uma grande variedade de temas: a afetividade, o desenvolvimento da criança, a velhice, a aprendizagem, as relações sociais e institucionais, a deficiência mental, as relações de trabalho, a saúde mental, entre outros. (FONTANA e CRUZ, 1997).
Muitas das teoriaspsicológicas que têm servido á prática pedagógica não foram elaboradas com esse objetivo. Assim, as questões e interesses dos psicólogos são as vezes mais abrangentes e as vezes mais restritos do que aqueles colocados pelos educadores.
Segundo Piaget (1989), tudo que é transmitido á criança sem que seja compatível com seu estágio de desenvolvimento cognitivo não é de fato incorporado por ela. A criançapode imitar mecânica e externamente o adulto, mas não compreende o que está fazendo.
O papel fundamental da escola é dar á criança oportunidades de agir sobre os objetos de conhecimento, o professor não deve ser aquele que transmite conhecimentos á criança, mas sim um agente facilitador e desafiador de seus processos de elaboração/ A criança é quem constrói o seu próprio conhecimento.“A tarefa do professor na classe integradora deve partir desse enfoque e avaliar particularmente as características dos alunos com problemas de aprendizagem. São alunos com maiores dificuldades para organizar seus conhecimentos, para ativar seus esquemas, para comunicar-se com seus colegas e professores e, conseqüentemente, para compartilhar significados e atribuir um sentido á sua aprendizagem”.(COLL;MARCHESI;PALACIOS,2004,p.46)

Um dos pontos mais fecundados de atuação do psicólogo escolar é aquele direcionado ás necessidades observadas na atividade do professor ou levantadas por este. Com os conhecimentos construídos pela Psicologia que suportam e/ou fundamentam a prática pedagógica- com as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem- o psicólogo poderá funcionar como um mediadorentre esses conhecimentos e o processo educativo
( CORREIA,LIMA e ARAÚJO,2001; CORREIA,2003).


Cronograma de atividades

Data/encontro | Objetivo | Atividade | Realização |
10/05/12 | Estimular discriminação visual | Percepção Visual | Concluída |
15/05/12 | Estimular percepção visual | Percepção Visual | Concluída |
17/05/12 | Estabelecer relações dos objetos com as...
tracking img