Projeto - gestão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL


























DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR


























Campo Grande
Maio/2011
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONALDESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

Projetos de Pesquisa apresentado como requisito parcial para elaboração do Artigo Científico de Conclusão do Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: Supervisão e Orientação Educacional do Instituto Libera Limes- ICPG.















Viviane LacerdaQuevedo
LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Organograma Básico das Escolas 11


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. OBJETIVOS 5

1.1. OBJETIVO GERAL 5

1.2. OBJETIVO ESPECÍFICO 5

2. JUSTIFICATIVA 6

3. REVISÃO TEÓRICA 7

3.1. AS ATIVIDADES DA DIREÇÃO 7

3.2. COMPETÊNCIAS PARA GERIR UMA ESCOLA 9

3.3. A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA 11

3.4. O PAPEL DO GESTOR FRENTE AMUDANÇAS 14

4. METODOLOGIA 18

5. CRONOGRAMA 19

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

7. BIBLIOGRAFIA 21


INTRODUÇÃO


A pesquisa tem por objetivo apresentar os desafios da gestão escolar, que poderá servir de referencial para gestores escolares no início de carreira ou mesmo participantes deste curso de “Gestão Escolar”.


O gestor ao iniciar sua carreira tem certas expectativasque muitas vezes são frustradas ao iniciar suas atividades, visto que a realidade é bem diferente do que costumava ver “de fora”, uma vez que deve manter a escola dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos, valorizar a qualidade do ensino, do projeto pedagógico, da supervisão e da orientação pedagógica e criar oportunidades decapacitação docente, além de obter a participação da comunidade.


Com tantos desafios, é comum surgirem dúvidas sobre como agir ao iniciar a carreira de gestor: quais são os desafios atuais? O que a equipe precisa para melhorar o próprio trabalho? Quais são as atribuições do gestor? Quais as competências necessárias para gerir a escola? Como funciona a estrutura organizacional da escola?E qual o papel do gestor, frente a mudanças, que interfere no ambiente escolar, que precisa ser bem administrado.


Esta pesquisa vem de encontro com essas questões, visto que conforme literaturas pesquisadas, a gestão só será real e efetiva se puder contar com a presença, participação e intervenção ativa de todos os indivíduos impactados pelas ações da escola, discutindo, refletindo einterferindo como sujeito ativo nesse ambiente escolar, concretizando essa política democrática no cotidiano escolar. Isso não se resume em estar presente ou somente ouvir e/ou consentir, é preciso questionar, intervir, reivindicar ações concretas em benefício da comunidade escolar, conforme as propostas da gestão participativa.


Assim, no primeiro capítulo são descritos os objetivosgerais e específicos da pesquisa, no segundo justifica-se sua importância, o terceiro traz a revisão teórica para ajudar a explicar os objetivos da pesquisa, no quarto apresenta-se a metodologia de trabalho, no quinto descreve-se o cronograma relacionando atividades e o prazo de execução, o sexto traz as considerações finais e por fim, no sétimo capítulo, relacionam-se as bibliografias utilizadas.OBJETIVOS


Neste capítulo descreve-se o objetivo geral, que define a intenção da pesquisa e os objetivos específicos, que descreve as etapas para o alcance do objetivo geral.


1 OBJETIVO GERAL


O objetivo geral do projeto da pesquisa é conhecer os aspectos que influenciam a gestão escolar, de forma a propiciar aos gestores em início de carreira, uma visão clara...
tracking img