Projeto gerador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA PADRÃO
CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL
TURMA 106 NA







PROJETO GERADOR

USINA ETHYLIC


















Campo Grande, MS
Novembro , 2010
ESCOLA PADRÃO
CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL
TURMA 106 NA







PROJETO GERADOR

USINA ETHYLIC



















Campo Grande, MS
Novembro, 2010

DEDICATÓRIA


Dedicamoseste trabalho ao professor Éder Bisoli pela oportunidade que nos deu de através desta, adquirir novas experiências em nosso cotidiano. Também a escola Padrão que contribui com toda uma estrutura necessária para formação de uma pessoa.
































































AGRADECIMENTOAgradecemos aos nossos amigos e nossa família que tiveram a paciência e o companheirismo para que nós pudéssemos concluir este trabalho.







































SUMÁRIO










































1. INTRODUÇÃO

O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil ocorre desde a época da colonização, coma produção de açúcar nos engenhos, representando uma atividade de grande importância no desenvolvimento econômico do país.
Atualmente a cana-de-açúcar é bem mais que um único produto, sendo matéria prima na produção de álcool anidro, álcool hidratado, energia natural, bebidas, cosméticos, plásticos, papéis, ração animal e uma gama de outros produtos.
O Brasil é o maior produtor decana-de-açúcar do mundo, seguido pela Índia e Austrália. Os números do setor sucroalcooleiro são expressivos no contexto do agronegócio brasileiro: são 320 indústrias de açúcar e álcool, 5,5 milhões de hectares de terras cultivadas, produzindo 1,5 milhões de toneladas de cana por ano, gerando ao todo 1 milhão de empregos diretos, segundo dados da UNICA. Outro fator importante é que através doprocessamento da biomassa da cana, pode-se produzir energia natural, limpa e renovável.
A renda do setor sucroalcooleiro é a terceira maior do agronegócio brasileiro, atrás somente dos produtores de soja e milho. As perspectivas atuais para o setor são promissoras. A produção do combustível renovável e não poluente está assumindo importância no contexto nacional, com a volta da produção decarros movidos a álcool e o aumento da adição do álcool anidro à gasolina, e no contexto internacional, com a obrigatoriedade da redução da emissão por parte dos países desenvolvidos, estipulado no Protocolo de Kyoto.
Cada tonelada de cana tem um potencial energético equivalente ao de 1,2 barril de petróleo. Devido à utilização do álcool combustível, o Brasil tem uma das matrizes energéticasmais limpas do mundo.
Os principais estados brasileiros produtores de cana-de-açúcar são: São Paulo, responsável por 60% do total da produção, Paraná, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Para Mato Grosso do Sul o cenário atual também é favorável. Percebe-se nos últimos anos um crescimento significativo do cultivo da cana. Este crescimento estáocorrendo principalmente na região sul do Estado, em terras antes destinadas à pecuária e em áreas de pastagens degradas. Os principais municípios produtores são: Sonora, Rio Brilhante, Nova Alvorada, Maracajú, Itaquiraí, Naviraí, Nova Andradina e Sidrolândia.
Para tanto, inicialmente, o estudo é realizado com base nas principais características de uma usina para produção de álcool. Emseguida, apresentam-se custos e preços da produção, desempenho e formas para melhor rendimento, seja ele industrial e financeiro.






































2. OBJETIVO


Este projeto tem como objetivo para os alunos de TAA (Técnico em Açúcar e Álcool) adquirir conhecimento baseando-se, desde a produção de álcool até o os custos e investimentos...
tracking img