Projeto geometrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
TERRAPLANAGEM
Este curso tem por objetivo fornecer ao aluno os elementos básicos de terraplanagem, de forma a lhes permitir organizar e executar tais serviços segundo um critério lógico, procurando ampliar sua visão técnica para futuros aperfeiçoamentos, que terão a obrigação, como engenheiros, de criar. 
Não tenho a pretensão de ensinar: limito-me a indicar aos futuros engenheiros adireção em que devem concentrar sua atenção. Livros melhores que este trabalho são citados sempre que deles extraio algum conceito, tabela ou mesmo parágrafos inteiros. Não há intenção de plágio: a intenção é fornecer ao aluno o resumo das aulas de um curso com a duração de trinta horas, e a indicação da bibliografia a ser consultada.
Agradecerei suas sugestões, críticas e correções a erroscometidos enviadas para gil.almeida@ufjf.edu.br

Sumário dos tópicos de Terraplanagem
T01- Introdução
T02- Seleção dos equipamentos de transporte
T03 - Serviços preliminares: Instalação do canteiro, topografia, desmatamento
T04 - Utilização dos equipamentos - tratores e scrapers
T05 - Utilização dos equipamentos de carga
T06 - Preparando para a compactação: espalhamento, homogeneização, secagem eumidificação
T07 - Execução e estabilidade de aterros
T08 - Compactação: equipamentos e execução
T09- Especificações e controle de compactação
 
Capítulo 1 -
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
Desde o orçamento até a aprovação final de uma obra ou trecho de obra, o empreiteiro deve concentrar sua atenção em certos fatores que causam lucros ou prejuízos, sob um ponto de vista técnico. Eis alguns dospontos onde se deve concentrar a atenção:
• Fatores de conversão de volumes: nas medições de terraplanagem, os volumes são considerados, geralmente, no corte ou no aterro. Só raramente são medidos nos veículos de transporte. Para uma mesma massa de material, os volumes variam inversamente com as densidades. Tomando como referência o estado natural, no corte, durante o transporte o material temuma densidade aparente menor, e volume maior, fenômeno denominado EMPOLAMENTO. Ao ser compactado, tem diminuído seu índice de vazios, apresentando densidade aparente maior, e o volume reduz-se.
• Fator de eficiência das máquinas: já estudado anteriormente, em Construção de Estradas I, tem como parâmetros: qualidade, atenção e condições do operador, paradas por motivos diversos (inclusiverecepção de ordens), uso correto de marchas e velocidades, estado da máquina, etc.
• Tempo de ciclo: Seu estudo é dividido em "tempos fixos" e "tempos variáveis". Fixos são os tempos gastos em carregar, manobrar (ou fazer volta) , acelerar e reduzir. Variáveis são os tempos de transportar e voltar vazio, variando com a distância de transporte e velocidade de locomoção.
• Custos: Existem doistipos de engenheiros, segundo Ciro Nogueira: os que entendem de juros compostos, e os que não entendem de juros compostos. Os primeiros conhecem o custo por m3 , horário e mensal de cada serviço ou equipamento (trabalhando e parado), os juros que paga ou pagaria por máquina e instalações (custos de capital), o preço final da mão de obra (por hora, semana ou mês, encargos sociais, etc.), custos demanutenção e combustíveis, custos eventuais, etc. Os outros...
• Segurança e Meio ambiente: não é admissível que o engenheiro, apenas em função do lucro, olvide ser humano. A preocupação com a segurança no trabalho, e com a segurança da obra, durante a execução e após seu término, é obrigatória. O engenheiro é responsável pela vida e pela integridade de quem está em sua área de trabalho.Também a agressão ao meio ambiente, tem que ser diminuída ao máximo, por ser questão de sobrevivência da própria espécie humana.
Seqüência:     a construção de uma estrada começa pelo planejamento. Seguem-se a programação, o projeto, a implantação (terraplanagem, construção da infra-estrutura), e seguindo-se a ela a pavimentação (construção da superestrutura) . A seguir, começa a operação, com a...
tracking img