Projeto genoma humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Projeto Genoma Humano (PGH) - informações básicas

Foi um projeto de 13 anos (1990-2003) coordenado pelo departamento de Energia dos EUA e do National Institutes of Health.
Ele teve acontribuição de vários países, como o Japão, Alemanha, França e China.
Alguns de seus objetivos foram identificar mais de 20.000 genes no DNA humano, determinar bilhões de seqüências de DNA; teresta informação em seu banco de dados; melhorar as ferramentas de análise de dados; transferir essas tecnologias para o setor privado; endereço relacionado questões éticas, legais e sociais(ELSI).
Algumas áreas de estudos que se beneficiam do PGH são medicina molecular, a identificação do DNA, agricultura, entre outros.
Alguns dos ELSI envolvem a privacidade da informação genética,direitos reprodutivos, alimentos geneticamente modificados, e outros.

O que pode ser alguns dos benefícios médicos do PGH?
Esse mapeamento consiste em registrar cada um dos genes docromossomo, determinar a ordem dos nucleotídios e sua função. As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças como a obesidade, o diabetes e o hipertensão,o que será de grande benefício para a humanidade que, até então, não alcançou tal proeza.

Você vê alguma desvantagem para o PGH? Se sim, quais?
Mas por outro lado, existem desvantagem(éticas e morais), pois o uso indevido do Projeto pode fazer com que as pessoas percam sua individualidade tornem-se vulneráveis e propícias a um descarte numa entrevista de trabalho, por exemplo,devido ao fato de que por um simples exame possa-se detectar uma má reprodução da célula e um futuro câncer, que dificultará sua admissão no emprego.O conhecimento do código genético do ser humanopode ofertar em trunfo a certas pessoas, que poderia se usado de forma indevida resultar não só em sérios problemas éticos e morais, mas poderia ser responsável pela dizimação da raça humana.
tracking img