Projeto genoma humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO GENOMA HUMANO
• O que é “Genoma”?
- É o conjunto haplóide de cromossomos de uma espécie.
- A junção de todo material genético de um ser vivo.


• O que é o Projeto Genoma Humano (PGH)?
1ª fase: Mapear (descobrir a posição dos genes) e sequenciar (descobrir quais bases constituem) os genes humanos das cadeias de DNA para saber a função decada um deles no organismo. Dessa forma, descobrir quais doenças são de influencia genética, obter tratamento e cura para as mesmas (terapia genética).
2ª fase: Proteoma - descrição de todas as proteínas existentes na célula que atuam na determinação dos caracteres hereditários.
O projeto genoma humano analisou 24 cromossomos humanos (22 autossomos + X + Y).Iniciou-se em 1980, (lançado oficialmente em 1990) tendo como país precursor os Estados Unidos, no setor publico, e estendeu-se para outros vários países, como Brasil, Inglaterra, Austrália, Japão, nos setores públicos e privados.

• Vantagens x Desvantagens do PGH


Engenharia Genética – É o conjunto de técnicas utilizadas para manipular os genes de um ser vivo de forma que este terá seudesempenho melhorado e/ou passará a produzir substancias úteis ao homem.
Aconselhamento Genético – Consiste em uma consulta com um geneticista para diagnosticar ou analisar a possível ocorrência de uma doença genética no paciente ou na família. Caso essa doença seja diagnosticada, cabe ao geneticista informar à família as formas de tratamento e a probabilidade de que esta se manifeste naspróximas gerações, porem, cabe ao próprio paciente/família tomar as decisões sobre o tratamento.
Eugenia – É o melhoramento de uma espécie através da escolha das melhores características de um individuo. O PGH possibilitará que através de um geneticista e da fertilização in vitro que os pais possam escolher as características de seu filho, como cor de cabelos, olhos e propensão a doençashereditárias.
Terapia Genética – Através da descoberta dos genes anormais (causadores de doenças), do seu mapeamento e seqüenciamento podem-se descobrir maneiras de alterá-los e tratar/curar as doenças. Porém os fatores genéticos não são os únicos responsáveis pela manifestação de doenças, mas também os fatores do meio.
Medicina Molecular – É caracterizada por tentar descobrir ascausas originarias (genéticas) das doenças e não só tratar os sintomas clínicos. Conseguindo assim, maior rapidez e mais testes diagnósticos específicos, fazendo com o que tratamento seja mais eficaz.
Produção de Medicamentos – Cada doença manifesta em um grupo étnico diferentemente, com o PGH será possível a produção de medicamentos específicos de acordo com os genótipos dos indivíduos, fazendocom que as doenças sejam combatidas de modo mais eficaz.
Conhecimento x Lucro – Enquanto o setor público entrou no projeto com intuito de aprofundar e aprimorar os conhecimentos científicos sobre genoma humano, o setor privado visava os lucros que este projeto traria para as empresas que patenteariam e patrocinariam a pesquisa.
Religião – ‘O homem brincar de ser Deus’, o homematravés das descobertas genéticas interfere nos princípios religiosos que movimentam a fé, quebrando a teoria do criacionismo de Deus.
‘ Deus escreve certo por linhas tortas’, a partir do momento que o Projeto Genoma Humano for acessível a todas as classes, as gerações futuras não serão mais uma obra divina mas sim moldados pelos progenitores. Desse modo perdendoa credibilidade de Deus na criação do Homem.
Social – A sociedade futuramente pode ser determinada pelas características genéticas, gerando uma reestruturação das classes sociais. As pessoas sem grandes propensões a doenças graves formarão as classes superiores e aquelas com mais probabilidade de desenvolver essas doenças ocuparão as classes inferiores.
(PIRAMIDE)
Moral – Em...
tracking img