Projeto fuxico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

NEILA MARCIA MARTINS DE OLIVEIRA.
















PROJETO FUXICO




















Itapuranga
2009
neila marcia martins de oliveira.




















PROJETO FUXICO
















Trabalho apresentado ao CursoGESTÃO AMBIENTAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sistema de Gestão Ambiental.
Orientador: Prof. Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima.













Itapuranga

2009





























PROJETO APRESENTADO ÁS
CONFECÇÕES VISTA BEM S/A
.
POLÍTICA AMBIENTAL

INTRODUÇÃO

A atualconjuntura econômica e os novos cenários sócio-ambientais nacionais e internacionais apontam a necessidade urgente, do estabelecimento de um novo paradigma para a sustentabilidade planetária – a educação ambiental, instrumento imprescindível, que proporciona aos diversos atores sociais, consciência e responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente, buscando uma cidadania plena.
Asempresas e pessoas preocupadas com a questão ambiental ou com vistas à sustentabilidade, sabem plenamente que é por meio da educação e da formação permanente que se estabelecem as grandes e efetivas mudanças, pois levam a solução de problemas ambientais que afetam o futuro de todos, não excluindo pobres ou ricos, países de primeiro mundo ou em desenvolvimento.

Por que implantar a políticaambiental? Dentre os principais motivos, o predominante é a competitividade, pois hoje é impossível administrar sem uma séria e visível preocupação ambiental. O consumidor verde começa a fazer exigências e nada melhor que associar a imagem de nossa empresa, ou nosso produto, a uma espécie de selo ambiental criado pela nossa organização que institua o mais famoso símbolo de qualidade dos temposmodernos.

A preocupação de nossa empresa com o Meio Ambiente reflete nossa preocupação, com o bem estar e a qualidade de vida de nosso consumidor e nós consumidores gostamos disso.


Paralelamente ao lado ambiental e de caráter predominante externo, faz-se necessário os mesmos cuidados dentro da empresa, visando os funcionários e eventuais riscos a segurança de nossos vizinhos, fornecedores,entre outros.


Um único grave acidente de trabalho ou um dano ambiental evitado compensa, em todos os pontos de vista, os esforços que dispensaremos para a implantação do Sistema de Gestão.

Vale salientar ainda que muitos sejam os relatos de economias financeiras substanciais, obtidos com o melhor gerenciamento do uso de matérias primas, recursos naturais e resíduos bem como da diminuição doíndice de absenteísmo.

Este é o melhor momento para implantar uma política ambiental dentro da empresa? O melhor momento é agora, se obtivermos o comprometimento total da alta administração desta organização. Hoje em dia sabe-se que o ditado “é melhor não sujar do que limpar” é a linha mestra de qualquer gerenciamento ambiental, o processo limpo.


Agora também não faltam argumentos paraenvolver a empresa como um todo, ainda mais se for lembrado que todo resíduo é matéria prima comprada e mal utilizada, é dinheiro jogado fora. Ações ambientais que resultam em economias significativas no custo de produção.

IMPACTOS CAUSADOS PELO LIXO DA EMPRESA

Após observar cuidadosamente a disposição dos resíduos têxteis da nossa empresa, pude averiguar que a forma com que tem sidoarmazenada em caixas de papelão no pátio, e mesmo nas salas de produção, tem gerado grandes transtornos, não só ás costureiras que correm um serio risco de se atrapalharem com tantos retalhos e linhas que se misturam no piso e acabam por se tornarem uma armadilha que se embaraçados aos pés das mesmas poderá então ocasionar acidentes graves, já que se utilizam de ferramentas cortantes e pontiagudas para...
tracking img