Projeto Fone de Ouvido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Projeto – Uso consciente do fone de ouvido
Nome: Escuta aqui!
Missão: Utilizar a criatividade, inovação, e sabedoria de nossos profissionais para criar um projeto de qualidade, e que esteja de acordo com um bem comum para sociedade.
Visão: Que este projeto conscientize e informe a todos os usuários que utilizam o fone de ouvido em vias públicas, de forma que o mesmo seja utilizado deforma segura.
Valores: Com este projeto, buscamos agregar fatores culturais fundamentais para o crescimento de um conceito, que busca desenvolver a sensibilidade das pessoas diante de problemas, ou deficiências do meio onde vivemos.

Cenário atual:
Escolhemos este tema por ser algo muito vivo na rotina de todos. Para qualquer lugar que formos, seja de carro, moto, metrô, ônibus, etc., sempre nosdeparamos com alguém utilizando o fone de ouvido. Hoje podemos afirmar que o uso do fone de ouvido para algumas pessoas virou até artigo de moda. Vemos vários deles por aí, cada vez maiores, mais versáteis, e o mais importante, cada vez mais potentes, e o que nos deixa cada vez mais em desconexão com o mundo.
O uso do fone de ouvido em lugares públicos é algo legal, e exigido por lei, pois deacordo com a lei Municipal n.o 6.681/65, é proibido o uso de aparelhos sonoros em transportes públicos em toda a cidade de São Paulo. E o fone de ouvido cabe como bom senso, já que é comum viajar hoje em dia com “som ambiente” nos coletivos. Infelizmente esta prática teve um aumento com a popularização de aparelhos celulares que possuem alto-falantes nos últimos anos, o que se torna um tanto quantodesconfortável ouvir tais músicas quando o coletivo já está cheio, somado ao seu cansaço do dia-a-dia.
Nosso projeto consiste em conscientizar os usuários do fone de ouvido. Utilizar este objeto ao seu favor, de forma que possa usufruir de forma correta, sem nenhum perigo.
Mas qual é a forma correta? Vamos começar com um exemplo simples de falta de cidadania, nas ruas muitos de nós já nosdeparamos com alguém que utiliza o fone de ouvido e que está totalmente distraído, pois o som esta super alto e a pessoa entretida com a música. Se chegarmos ao seu lado, e gritarmos, ele nem ao menos irá ouvir, mas qual o mal disto? Bom, se você esta com pressa, e se depara com a tal pessoa distraída com o fone, com certeza esta pessoa irá te atrasar. Nos corredores do metrô é muito comum repararque o fluxo de pessoas esta sendo prejudicado por causa de uma pessoa que esta distraída com o fone de ouvido, o que causa um mal estar comum, e esta situação vai contrário a cidadania, pois se trata de um lugar público e com grande circulação de pessoas.
Se formos um pouco além, encontramos algo muito mais complicado que um simples problema de respeito ao próximo, e vamos parar em segurança daprópria vida. Já foram divulgados inúmeros casos de atropelamento de pessoas pelo simples fato de estarem distraídas com fone de ouvido ao atravessarem a rua. E isto acontece em todo o mundo, um caso recente foi de uma menina de 15 anos na Inglaterra, que morreu atropelada por um trem, pois não ouviu o mesmo chegando e já que estava com o fone de ouvido e com o som muito alto, e aqui no Brasil tambémjá tivemos casos parecidos como este.
Estudos mostram que quando usamos um sentido, os outros diminuem 10% da sua capacidade, isto junto a uma pessoa já distraída com a rotina atribulada que enfrentamos hoje, é um grande perigo. Segundo a avaliação do coordenador de operações de trânsito, Isaías Reis, no caso do uso do fone de ouvido, atravessar a rua sem poder usar um dos principais sentidosque é a audição, é algo muito perigoso, e dificulta a prevenir o acidente. Pois segundo o mesmo, como uma pessoa que está com fone pode ouvir um alerta (buzina) e se proteger?
 Para se ter uma idéia melhor sobre a gravidade do tema, segundo pesquisa realizada nos EUA, pela revista Injury Prevention on-line, o fone de ouvido faz morte de pedestres triplicar em seis anos, e mostra que maioria das...
tracking img