Projeto floricultura e paisagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Universidade Federal de Viçosa – campus de Rio Paranaíba
Instituto de Ciências Agrárias
AGR 470 - Floricultura & Paisagismo
Professora: Elisa Maria Sena



RELATÓRIO

Implantação e Manejo de plantas ornamentais
Chrysanthemum (Crisântemo) e Antirrhinum majus (Boca-de-leão)


Discentes:
Eduardo Martins Vinha - nº 106
Marcelo Oliveira – nº 278
Pedro Borges
Pedro luiz Muzeka?? de março/2013
Rio Paranaíba - MG

Introdução:
No Brasil ocorre um movimento marcado por fortes índices de crescimento da base produtiva e inclusão de novos polos geográficos regionais na produção de flores e plantas ornamentais, e a pretensão desejável é que esse índice de crescimento continue de forma ascendente e que as mercadorias de escoamento sejam asseguradas.
Oinvestimento em flores é uma boa opção para o empreendedor por demandar pouca área e o ciclo de produção, Chrysanthemum (Crisântemo) e Antirrhinum majus (Boca-de-leão), é curto, o que permite rápido retorno do capital investido. O crisântemo originário da Ásia e possuidor de mais de cem espécies diferentes é muito famoso graças as suas flores. A flor de crisântemo pode possuir vários formatos e coresdiferentes, geralmente apresenta pelo menos uma das cores a seguir: amarelo, branco, vermelho, azul e roxo. É uma flor que floresce no inverno, o que é bem útil para garantir que o jardim terá flores durante todo o ano, uma vez que a maioria das plantas ficam dormentes nesse período. Já a boca-de-leão, florífera de jardim excelente para a formação de canteiros e maciços a pleno sol, é tambémutilizada em vasos e jardineiras, assim como flor-de-corte. Seu porte e textura é herbáceo e apresenta folhas lanceoladas e pequenas. As flores são formadas no final do inverno e inicio da primavera.
Mas para obter uma produção de qualidade da boca-de-leão e do crisântemo, o produtor precisa especializar-se buscando estratégias para redução dos custos de produção e melhoria da qualidade das plantasornamentais. Para garantir uma produção satisfatória requisitos como: escolha adequada da espécie e variedade; disponibilidade do material de propagação; estrutura adequada para produção e conhecimento das técnicas de cultivo, são primordiais para que se possa obter êxito no mercado de floricultura.
Além disso, em consonância com a busca por especialização na área de floricultura o planejamentoadministrativo deve ser feito com cautela de forma a averiguar quais as oportunidades e os riscos que a atividade escolhida oferecem, essas informações são obtidas através da realização de estudo de mercado. O empreendedor devera também ter acesso as informações sobre as despesas e receitas da produção e do custo de cada flor produzida.


Objetivo:
O objetivo foi conduzir duas espécies deplantas ornamentais Chrysanthemum (Crisântemo) e Antirrhinum majus (Boca-de-leão) plantadas inicialmente em bandejas e em canteiros com o intuito de verificar a taxa germinativa e o desenvolvimento morfofisiológico de ambos. Além disso, esse plantio teve como finalidade fixar os conceitos teóricos aprendidos nas aulas de AGR 470 - Floricultura & Paisagismo afim de que pudéssemos visualizar naprática aspectos como: Cálculo de sementes, fertilização, fisiologia em plantas ornamentais, transplantio e manejo fitossanitário.
Material e Métodos:
O viveiro em que foi realizado o plantio das plantas ornamentais supracitadas está localizado nas irradiações da Universidade Federal de Viçosa – campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) próximo ao galpão de máquinas,possuindo canteiro para a implantação deestacas e para espera das mudas replantadas coberto com sombrite 50%, nele se encontram 04 canteiros de 1 x2 metros, feitos com terra, areia (montados com o auxilio de ferramentas como enxada, carrinho-de-mão e peneira) substrato vegetal para otimizar o vigor das sementes plantadas. Entre os canteiros, o solo foi coberto com britas para que facilitasse a transação de pessoas para a manutenção dos...
tracking img