Projeto fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho de física tem como objetivo o estudo do funcionamento de uma usina hidrelétrica e as partes que compõe o sistema de geração de energia. Nele vamos explicar como e onde esta localizada o maior usina do mundo com capacidade de produção de 14000 MW, contar um pouco da historia dessa usina e principalmente detalhar as partes mais importantes dela, e também de uma turbina. Oprojeto também ira citar a energia potencial e com ela é usada em uma usina e cosenquentimente ira citar a energia cinética que também tem grande contribuição na geração de energia elétrica. Todas as informações contidas nesse trabalho foram pesquisas realizadas em livros, internet, catálogos, etc. Todas as referências bibliográficas encontram-se no fim do trabalho. Enfim esperamos que este trabalhoauxilie da forma mais completa possível no que diz respeito ao estudo apresentado quaisquer interessados.

Palavras chave: Energia. Usina.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 Justificativa 5
2.2 Revisão Teórica 5
3 A USINA DE ITAIPU 6
4 GERAÇÃO DE ENERGIA 7
4.1 Definição de Energia Potencial 7
4.2 Definição de Energia Cinética 8
4.3 Partes de uma usina hidrelétrica 8
4.4Partes de uma turbina 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6 CRONOGRAMA 12
REFERÊNCIAS 13


1 INTRODUÇÃO
Existem varias formas de se produzir energia elétrica entre elas as principais são: energia fóssil, energia solar, energia de biomassa, energia eólica, energia nuclear, energia geotérmica, energia gravitacional e energia hidráulica.
A energia hidráulica é a mais utilizada no Brasil em função dagrande quantidade de rios em nosso país, sendo responsável por 75 % da produção de energia elétrica de todo país, sendo que 25% dessa porcentagem é produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu que será o nosso foco nesse trabalho.



2 OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é explicar o processo de produção de energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Itaipu.
Ao desenvolver desteprojeto serão utilizados os seguintes recursos como: escolha
do grupo através da professora, elaborar tema, título e conteúdo corretamente a ser estudado para cada componente do grupo subdivididos em tópicos. Cada componente deverá apresentar criticas e sugestões para que o trabalho seja concluído com êxito esperado.


2.1 Justificativa

Explicar o funcionamento de uma usina hidrelétrica e definiras partes de uma turbina.


2.2 Revisão Teórica

Para aprimorar os estudos relacionados a uma usina hidrelétrica iremos conhecer um pouco mais sobre o conceito.


3 A USINA DE ITAIPU
Segundo MONTEIRO, a usina de Itaipu, a maior hidrelétrica em operação no mundo, está localizada no rio Paraná, que faz parte da Bacia do Prata, a segunda maior bacia fluvial do planeta. O trecho do rioescolhido para construção da barragem faz fronteiras com o Brasil e o Paraguai.
As obras de construção da usina foram iniciadas em 1975 e, em maio de 1984, entrou em operação a primeira unidade geradora. Sete anos depois, em abril de 1991, foi colocada em serviço a 18ª maquina e, com esse marco, a usina atingiu a capacidade de 12.600 MW, com nove unidades geradoras em cada uma das freqüências, de 50Hz e 60 Hz.
Em 2000, em função da necessidade de atendimento da máxima demanda diária dos sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai, foram adicionadas duas unidades geradoras adicionais de 700 MW. Essas novas unidades entraram em operação no final de 2006 e no inicio de 2007, elevando a potencia instalada de Itaipu para 14.000 MW.
Assim a Itaipu supre uma parcela significativa da demanda deenergia elétrica do Brasil e quase a totalidade da demanda paraguaia, desenvolvendo conjunto de programas e de ações para promover diretamente o desenvolvimento autossustentável de ambos os países.


4 GERAÇÃO DE ENERGIA

Para conseguirmos a geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica são necessários dois tipos de energia, a energia potencial e a energia cinética e posteriormente...
tracking img