PROJETO FINAL MODELO ESCRITO 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
ESCOLA TÉCNICA SENAI ÁGUA FRIA






Fabio Mariano Costa Silva Gomes Pereira







ESTUDO COMPARATIVO DA ONDA ULTRASSONICA LONGITUDINAL EM PEÇAS DE CONCRETO: Variadas Posições dos Transdutores









Recife
2015

Fabio Mariano Costa Silva Gomes Pereira






ESTUDO COMPARATIVO DA ONDA ULTRASSONICA LONGITUDINAL EM PEÇAS DE CONCRETO: Variadas Posiçõesdos Transdutores




Projeto final de curso apresentado pelo aluno da turma 2014.1 Manhã do Curso Técnico em Edificações da Escola Técnica SENAI Água Fria.











Recife
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
3.1 REFERÊNCIAL TEÓRICO 6
4 METODOLOGIA 15
4.1 MÉTODO TEORICO 15
4.2 PROGRAMA EXPERIMENTAL 15
5 RECURSOS 17
5CRONOGRAMA 18
6 REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

O concreto é o resultado da mistura de uma pasta, mais areia e brita. Pasta essa formada por água e cimento Portland. Apresenta também diversos agregados com várias dimensões, produzindo um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de ser moldado em fôrmas das mais variadas formas geométricas. Após um tempo, essa mistura endurece,adquirindo resistência mecânica capaz de torna-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
Diversos ensaios são realizados no concreto, conhecidos como destrutivos e não destrutivos, para verificar, por exemplo, sua resistência ou se não houve segregação na hora do lançamento na forma. Como nos ensaios destrutivos ocorre dano na peça, seja essedano físico ou químico, os ensaios não-destrutivos são uma boa saída para conhecer as propriedades no concreto já em utilização na obra. Há vários métodos para realizar tal ensaio, entretanto, o mais utilizado é o Método Ultrassônico, graças a sua praticidade. Este método se baseia em lançar ondas ultrassônicas com vibrações próximas a do som, através de dois transdutores, sendo um emissor e umreceptor.













2 OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

Realizar um estudo comparativo da onda ultrassônica longitudinal em corpos de prova de concreto em variadas posições dos transdutores.

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Identificar os métodos de leituras ultrassônicas, direta, indireta e semidireta;
Conhecer as características do equipamento ultrassônico que será utilizado;
Determinar os traços deconcreto e argamassa;
Realizar um levantamento dos recursos necessários para desenvolvimento do projeto.







3 JUSTIFICATIVA

Os ensaios não destrutivos vêm ganhando espaço no ramo do concreto, devido a sua facilidade e simplicidade de ensaio. O ensaio de onda ultrassônica compreende conforma a NBR 8802, três formas de leitura com os transdutores, direta, semidireta e indireta. Porém foiobservado que a onda ultrassônica tem uma grande variação a depender da posição dos transdutores, surgindo assim a necessidade de realizar um estudo sobre essas posições, apresentando um melhor entendimento das mesmas.

3.1 REFERÊNCIAL TEÓRICO

3.1.1 Concreto

“O concreto é uma mistura homogênea de cimento, agregados miúdos e graúdos, com ou sem a incorporação de componentes minoritários (aditivosquímicos e adições), que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento.” Define Inês Battagin, superintendente do CB-18 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

3.1.1.1 Materiais Constituintes

O concreto é composto por cimento, água, agregado fino e agregado graúdo. O cimento juntamente com a água age formando uma pasta que preenche praticamente todos os espaços vaziosentre os agregados. A quantidade de água utilizada influencia na sua resistência, sendo necessário empregar uma proporção adequada entre as quantidades de água e cimento, essa relação é denominada de dosagem. O que torna o concreto bastante econômico é o fato de os agregados serem mais baratos do que a pasta que é constituída de cimento e água, os agregados constituírem cerca de 60% à 80% do...
tracking img