Projeto ficticio bb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO PROJETO


Este projeto foi concebido em resposta a cotação envolvendo a reconstrução da rede de telecomunicações do Banco do Brasil, nas próximas páginas serão apresentados os itens relevantes em nossas propostas, assim como os valores das mesmas.

O projeto foi criado observando a necessidade de respostas rápidas e de altos índices de confiabilidade do sistema, uma vez que aempresa em questão está qualificado como o maior banco do país e conta com cerca de 13.000.000,00 de clientes

Dentro do escopo de fornecimento de serviço, foram consideradas, as necessidades de transferência de dados para que ocorram as transações normais do banco, a necessidade de utilização de novas tecnologias, como por exemplo VOIP e Vídeo conferências via Web, visando a redução de custos etambém a redundância da rede, fazendo com que mais de 80% das agencias possam operar de forma quase independente.
Para acomodar todas estas novas necessidades em termos de transmissão de informações através de redes, grandes investimentos foram feitos no sentido de aprimorar os backbones que dão suporte para a transferência de dados e de informações multimídia.
Combinando o poder doscomputadores, vídeo, voz, imagens e documentos, um sistema de colaboração visual oferece todas as ferramentas necessárias para otimização dos recursos das organizações na busca pela resposta rápida as mudanças que ocorrem no ambiente empresarial com um grau de interação que antes só poderia ser obtido em reuniões face-a-face.
Esta proposta visa atender a ambos os editais solicitados assim sendo,nos itens onde os dados não forem comuns, será citado a qual licitação pertence o item.



CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA


A rede do Banco do Brasil hoje está desatualizada e sofre com a falta de investimentos, tornando-se um peso a mais nos cofres do banco, com a terceirização do sistema de telecom, o banco procura encontrar a melhor forma de sempre se manter na vanguarda tecnológica, sem anecessidade de ter que dispor de seus ativos. Além de poder oferecer um melhor atendimento e maiores recursos para poder aplicar na movimentação financeira de seus clientes.

Nossa empresa entra na concorrência buscando aliar o melhor custo benefício dentro das regras pré-estabelecidas, nossa rede foi dimensionado para alcançar os melhores índices de resposta e também o melhor índice deconfiabilidade, garantindo total redundância e tolerância a falhas.



DIMENSIONAMENTO DA REDE


Para se estabelecer a real necessidade do banco em termos de banda e pontos de presença do link, foi feito um estudo minucioso apontando todas as agencias existentes no país, com posse destas informações, e também da população de cada uma das cidades, foi possível se estabelecer uma média do númerode usuários do banco em cada cidade.
Tomando por base o número de transações realizadas diariamente a nível nacional, foi possível estabelecer a utilização diária de cada cidade, este estudo pode ser observado na tabela colocada no anexo A.

Outro item considerado de extrema relevância para a determinação do tamanho da banda utilizada em cada um dos pontos, foi o trafego gerado pelastecnologias de VOIP e Vídeo Conferência, abaixo estaremos detalhando nosso projeto e nossa topologia.

Para que fosse financeiramente e tecnologicamente, foi necessário dividir a rede em sub-regiões, para isso foram criados seis classificações diferentes levando em consideração a estrutura já criada, ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, continuando sendo os principais Centros deInformação.


Subdivisões criadas e suas características


- Caixas de Auto Atendimento – conhecidos também como caixas rápidos, necessitam de link para a transação de apenas um único cliente por vez, não utilizam nem VOIP nem Vídeo Conferência.

- Agencia de Interior – agências de cidades de pequeno e médio porte, utilizam VOIP em pequena escala, uma vez que nestas agências somente a gerencia...
tracking img