Projeto festa junina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4. Projeto: Festa Junina
4.1Tema: Festejos Juninos
4.2Turmas: 1º e 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Pedro Abelardo de Almeida
4.3Durações: 40hs de 18/05/2011 a 31/05/2011

4.4Justificativa:
Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de açõesconcretas, solidárias e participativas, favorecendo a criança a ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus valores.
4.5 Objetivos Gerais:

O objetivo principal do projeto é enriquecer oconhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.

4.6 Objetivos Específicos:
18/05/2011
-Entender a importância do trabalho em equipe;
19/06/2011
-Ampliar o gosto por músicas e poemas juninos;
-Ouvir músicas referentes ao tema;
20/05/2011
-Propiciar aos alunos a capacidade desocialização;
23/052011
-Estimular o gosto pela culinária junina;
24/05/2011
-Explorar a leitura utilizando textos juninos;
25/05/2011
- Produzir textos;
26/05/2011
- Fazer levantamento de valores dos produtos para verificação de custos e plano para realização dos quitutes.
27/05/2011
- Identificar produtos medicinais;
30/05/2011
- Identificar os estados com valores maisarraigados sobre festas juninas.
31/05/2011
Proporcionar aos alunos conhecimento da culinária típica das festas juninas;

4.7Referencial teórico:

A prática pedagógica está fundamentada na concepção sócio-interacionista, segundo a qual o aluno é concebido como sujeito ativo, que constrói seu conhecimento através da interação com o outro, mediado pelo professor, que exerce papelfundamental no processo de ensino e em sua aprendizagem. Ao proporcionar reais interações com o conhecimento nas situações de ensino-aprendizagem, o professor possibilita que os alunos vivenciem situações ricas, com múltiplas oportunidades de diálogo e expressão, interação grupal, experimentação e manipulação de materiais e possibilidades de observar, indagar, tirar conclusões, organizar dados, discutirregras de trabalho e normas disciplinares.
Um conhecimento significativo, em nossa concepção, é aquele que se transforma em instrumento cognitivo do aluno, ampliando tanto o conteúdo quanto a forma do seu pensamento. Essa concepção nos aproxima das contribuições teóricas histórico-culturais. Segundo Vygotsky, maior expoente dessa linha teórica, as práticas culturais são constitutivas do psiquismo.O ensino formal faz parte dessa cultura, portanto, também contribui para a formação dos sujeitos.

Segundo Vygotsky, a atividade do sujeito refere-se ao domínio dos instrumentos de mediação, inclusive sua transformação por uma atividade mental. Para ele, o sujeito não é apenas ativo, mas interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais.
Asfestas populares em suas múltiplas tipologias e manifestações, estão acompanhando, portanto, as mudanças e transformações registradas na contemporaneidade. Entre a visão de teóricos mais pessimistas com a ascensão da indústria cultural, conforme os pensadores da Escola de Frankfurt, a exemplo de Adorno e Horkheimer (1978), e outros mais otimistas, a exemplo de Eco(1998) e Barreto(2005), a CulturaPopular descortina novas perspectivas teóricas e metodológicas. Nesse contexto, os festejos juninos cada vez mais ocupam novos cenários, novos formas de apresentação e de reinvenção no atual contexto da sociedade.
Conforme lembra Melo (1998) os cientistas e pesquisadores de Cultura Popular devem buscar esforços para compreender os novos cenários construídos pela sociedade global, em busca dos...
tracking img