Projeto festa junina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA
COMUNIDADE LUTERANA SÃO PAULO

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO
E
PROJETO

Professora: Olgaires Domingues Schneider
Acadêmica: Danielle Aguiar Mourão

Sabinópolis, Junho, 2011.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 Nome da Instituição/Escola:
Universidade Luterana do Brasil
1.2 Título do Trabalho:
Relatório de Estágio CurricularI
1.3 Nome do Aluno:
Danielle Aguiar Mourão
1.4 Nome dos Supervisores de Estágio:
Professor Regente: Olgaires Domingues Schneider
Professor Virtual: Márcia Pertussatti
Professor Presencial: Isabel Estela de Araújo Abreu Queiroz
1.5 Nome da Disciplina de estágio:
Estágio Curricular I
1.6 Nome da Instituição onde realizou o estágio:
Escola de MunicipalPingo de Gente
1.7 Data: Semestre e ano:
2011/2

2. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO

2.1. Histórico da Instituição
A Escola Municipal Pingo de gente foi fundada em 1997 através da Lei Municipal nº 1.411 de 03/02/97, regulamentada pela 14º SRE nº 32, com o objetivo de atender o município no que se refere à Educação infantil, atendendo crianças de 4 a 5 anos de idade no 1º e2º período.
Está localizada à Praça Monsenhor José Amantino, nº 42, no centro de Sabinópolis/MG e possui hoje, 11 turmas, sendo 5 turmas de 2º período e 4 turmas de 1º período. Possui também uma extensão no distrito de Euxenita com 2 turmas sendo 1 de 1º e 1 de 2º período. Conta hoje com 231 alunos, sendo 185 na sede e 46 na extensão em Euxenita. Possui 11 professores regentes, 1 professoreventual, 1 diretor, 1 vice-diretor, 1 supervisor, 2 monitoras, sendo 1 na sede e outra na extensão no distrito de Euxenita, 4 serventes, 1 apoio pedagógico e 1 professor em uso da biblioteca.
O prédio no qual está inserida a escola é tombado como Patrimônio Histórico do Município, portanto não pode sofrer modificações e sim, ser somente reformado, mantendo a mesma estrutura. Para melhor atender àsnecessidades das crianças, o prédio escolar passou por algumas reformas em suas estruturas.

2.2. Estrutura física da Instituição
As instalações físicas da Escola Municipal Pingo de Gente foram adaptadas ao fim a que se destina. O imóvel apresenta condições adequadas de localização, acesso, segurança, iluminação, saneamento e higiene, com espaços destinados exclusivamente ao uso das criançase dos funcionários. Nele encontramos salas para os funcionários, instalações sanitárias para as crianças, espaço de recreação livre em área coberta e descoberta, área verde, espaço para refeitório, biblioteca, cozinha, recepção, sala da coordenação, administração e sala de direção.
A instituição conta com uma área específica de lazer, uma quadra, um pátio e um parquinho. Além dessas áreas há umapraça em frente à escola, onde as professoras levam os alunos para ouvir histórias e brincar. O espaço da biblioteca também é utilizado para o momento de brincadeiras, jogos e DVD’S. Durante o intervalo e as saídas para o lazer, as crianças saem da sala de aula em fila sobre a orientação da professora.

2.3. Plano Político Pedagógico/Projeto Pedagógico da Instituição
Durante o anoletivo são realizados vários eventos culturais, e em todos eles há uma enorme participação ativa e efetiva da comunidade escolar. Os pais são presentes e apresentam gosto pela escola.
Na instituição de ensino são realizadas várias atividades de integração como reuniões, apresentação de teatros, festas com as crianças em datas especiais, tais como o Dia das crianças, Dia das mães, Dia de momentosculturais, festa junina, etc.
No decorrer do ano letivo são realizadas diversas atividades culturais, mas o teatro é a atração mais freqüente na escola. Os alunos “decoram” seus papéis com a parceria dos pais, professores e apresentam para toda a escola.
Há momentos de brincadeiras dirigidas como: roda, morto e vivo, pique esconde, corda, etc. As demais brincadeiras são de caráter livre. Dois...
tracking img