Projeto familia na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































Sumário



Introdução: __________________________________________________ 4
Problema levantado no contexto escolar____________________________ 5
Referencial teórico ____________________________________________7
Plano de ação ________________________________________________ 9
Considerações finais___________________________________________ 13
Referencias __________________________________________________ 14

INTRODUÇÃO

O conhecimento da realidade de uma unidade de ensino e, a tentativa de auxiliar a equipe pedagógica, na resolução de dificuldades e problemasexistentes, propondo unidade soluções simples e viáveis assim como envolver a comunidade escolar é o ponto chave desta intervenção.
Assim, justifica-se o Projeto de intervenção pedagógica promover a conscientização sobre a importância da participação dos pais e sua integração ao contexto escolar de seus filhos, como agentes ativos da educação formal, para que aconteça realmenteuma Escola de Tempo Integral e Integrada.
O acesso à unidade de ensino escolhida aconteceu de maneira bem tranquila e a acolhida também foi muito boa. Somando a percepção de pessoas que não tem ligação alguma com a escola e a visão de quem já conhece os problemas, resultou em um trabalho bastante coerente e também útil à escola.
A Escola Municipal “Alípio Macielde Oliveira fica localizada à rua: Ângelo Ribeiro Miranda, nº 12 , no bairro: Luxemburgo, da cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais. Hoje, atende em média 982 alunos do ensino fundamental, distribuídos em 3 turnos e o projeto Mais Educação. O quadro de docentes é composto por 16 professores do 1º ao 5º ano, 18 professores do 6º ao 9º ano e 2 professores eventuais, 4 professores da Educação deJovens e Adultos e 9 professores dos anos finais , a missão da escola que está explicitada em seu projeto político pedagógico é de formar cidadão crítico, participativo, competente na construção e aplicação de conhecimentos, que saiba ler, escrever, construir e interpretar textos. Que seja capaz de se relacionar, respeitar, participar, enfim, ser um cidadão capaz de usufruir os bens culturais,afetivo-sociais, materiais e econômicos existentes na sociedade.
.














1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

O presente projeto tem como objetivo propor intervenção, para uma maior integração dos pais no contexto escolar da Escola Municipal ”Alípio Maciel deOliveira” localizada no município de Sete Lagoas, visto que o projeto Mais Educação tem sido um grande e importante desafio a todos que veem a educação como um dos fatores fundamentais na construção de uma sociedade que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes.
O Projeto Mais Educação trás um elemento novo, importantíssimo para o processoeducacional: a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Essa ampliação pode permitir uma transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem há muito desejado. Estudo contínuo, discussão e reflexão são necessários para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas que repensem a organização desse novo tempo escolar, de tal forma que possam proporcionar aos alunos teoria eprática, conhecimento imbuído de experiência, para se transformar na práxis que dará a eles a competência e as referências para origem no mundo enquanto cidadãos.
Uma proposta de educação integral pode ser um elemento de avanço na medida em que haja união necessária entre, políticas públicas, educadores, pais e comunidade além de um grande esforço tudo isso, para se conseguir um...
tracking img