Projeto experimental em jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Social da Bahia

Salvador – BA
2007

Faculdade Social da Bahia

Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo

Salvador – BA
2006
SUMÁRIO

1. Apresentação 04
2. Justificativa 06
3. Objetivos 09
Geral 09
Específicos 09
4. Revisão de Literatura 10
4.1 Histórico da Internet 10
4.2 AImplantação da Internet no Brasil 11
4.3 O Jornalismo Digital 12
4.4 O Surgimento do Terceiro Setor 16
4.5 O que é Terceiro Setor 17
4.6 A Expressão Terceiro Setor no Brasil 20
5. Metodologia 22
Dados do Produto 25
Storyboard 27
6. Cronograma 28
7. Referências Bibliográficas 30
8. Anexos 33
9. Apêndice 351. Apresentação

O produto que iremos desenvolver como projeto experimental de conclusão do curso de jornalismo será um site jornalístico, voltado às organizações do terceiro setor, dedicado à cobertura das ações sociais por elas desenvolvidas. Faremos um trabalho jornalístico cobrindo os principais eventos e divulgando as programações das ações que vão acontecer nessas organizações, emSalvador.
Essas organizações do terceiro setor englobam tanto as ONGs, como qualquer grupo que realize trabalhos de cunho social sem apoio do governo, como por exemplo, Igrejas, grupos comunitários, associações de moradores, grupos de ajuda e etc. A expressão terceiro setor, na visão de Fischer e Falconer (1998, p. 5) surgiu de um conjunto de dificuldades observadas que impediam a consolidação daparceria entre o Estado e as organizações da sociedade civil e que, na verdade são parte de um todo, ou seja dela mesma.
Através desse produto, pretende-se analisar as ações por elas propostas e discutir sua viabilidade levando em consideração a organização e tipo que representa. Não podemos, portanto, confundir esse produto com um trabalho de assessoria de imprensa, pois o que se pretende fazer é darmais visibilidade a essas organizações, a partir dos critérios de noticiabilidade, uma vez que muitas dessas não dispõem de muitos recursos e não encontram apoio para desenvolver seus trabalhos.
Para isso estaremos trabalhando com o jornalismo digital como ferramenta de visibilidade das ações sociais das organizações de Salvador. Pensamos em fazer um site porque a internet é uma ferramenta depesquisa e divulgação muito utilizada atualmente, de fácil e grande acesso, servindo de referência na cobertura jornalística voltado aos assuntos da área social. Segundo pesquisas realizadas pela equipe, constatamos que não existe hoje no mercado um produto, com essa proposta, especificamente relacionado às organizações do terceiro setor da nossa cidade.
A internet, é um tipo novo de tecnologia quepermite a comunicação de massa, alterou modelos e padrões que por muito tempo foram únicos, e proporcionou aos seus usuários um acesso ainda maior às informações de maneira rápida e diversificada. Embora essas transformações estejam ocorrendo na comunicação, algumas pessoas não possuem uma relação intensa com o meio digital. Outros tipos de mídias, as tradicionais, investem em novas tecnologiaspara acompanhar o ritmo das mudanças. Atualmente, as mais importantes companhias jornalísticas do mundo já possuem versões digitais de seus produtos.
A proposta do nosso site é que seja dividido em seções, e subseções. Tenha uma seção de notas, matérias, coberturas, últimas notícias, fotos, links, publicidade e enquetes. As editorias, inicialmente, serão a de esporte, educação, meio ambiente,saúde e direitos humanos. A seção de notas curtas estará ligada às últimas notícias, onde serão divulgadas as manchetes dos últimos acontecimentos das organizações e pequenos informes resumidos. As seções de matérias e coberturas serão subdivididas por áreas e eventos, e estará ligada a de fotos. Na página principal terá um espaço destinado à publicidade, outro aos links das organizações que possuir...
tracking img