Projeto excursão escolar: pedagógica e cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE DUTRA
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: DENISE DA SILVA VASCONCELLOS

INTRODUÇÃO
A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões sócio-culturais. As disciplinas são os recursosdidáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber. (PENTEADO, 1994)

JUSTIFICATIVA

As viagens pedagógicas são umas tendências naeducação. Muito além do que se aprende em uma aula de campo, vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida. As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã.
A visitacientífica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado.
As visitas, de maneira geral, contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacionale não sejam consideradas apenas como um passeio no campo. Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionarão a nossos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas.
OBJETIVOS
• Envolver todos os segmentos do colégio nas atividades propostas pelo projeto.
• Estimular a produção e execução de projetos educacionais.
• Desenvolver a interdisciplinaridade e amultidisciplinaridade.
• Avaliar as habilidades e competências dos estudantes envolvidos na execução do projeto.
• Aplicar a metodologia científica nas atividades práticas e teóricas.
• Estimular o desenvolvimento de competências e aptidões em diversas áreas do conhecimento nos executores do projeto.
METODOLOGIA
As excursões serão previamente decididas, agendadas e liberadas após a entrega daficha preenchida com a justificativa, objetivos, conteúdos e importância educacional. (Anexo 1)
Para que isto ocorra o professor interessado deverá no início do ano letivo apresentar a ficha (anexo1) preenchida. Esta ação permitirá o atendimento a todos os interessados em realizar uma excursão. Os 4 primeiros locais serão determinados no início do ano letivo e atenderão a 3 professores dedisciplinas diferentes de modo a permitir que os alunos vivenciem a interdisciplinaridade.

Para cada ônibus com estudantes se faz necessário o acompanhamento de 3 professores de preferência da área do conteúdo abordado na excursão, caso não seja possível será permitido que outros professores ou funcionários acompanhe os estudantes. Os alunos excursionistas serão selecionados em todas as turmas pelosprofessores responsáveis pela excursão, esta seleção será baseada no comportamento, nota e freqüência nas aulas teóricas. Os professores deverão selecionar 15 alunos de turmas diferentes estes alunos serão responsáveis em realizar um relatório individual (anexo 2) e uma atividade em grupo que deverá ser apresentada ao meio acadêmico durante um sábado letivo de modo a permitir a multiplicação dosconceitos apreendidos durante a visita. Esta atividade poderá ser realizada das seguintes formas:
1- Apresentação em PowerPoint;
2- Construção de um vídeo sobre a visita com entrevistas e depoimentos (utilizando celulares);
Esta forma de seleção foi escolhida de modo a permitir que estes escolhidos se tornem multiplicadores do que será vivenciado. Os alunos poderão participar de uma excursão...
tracking img