Projeto evento da bacia leiteira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO
I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE A ATIVIDADE LEITEIRA
I FESTA DO LEITE E DERIVADOS
III FEIRA CULTURA DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA DA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO

1. INTRODUÇÃO
O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais. O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevanteno suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população do campo principalmente.
Portanto, além da sua importância nutritiva e econômica, o leite desempenha relevante função social, principalmente na geração de empregos diretos e indiretos. Estudos apontam que o agronegócio do leite. Visto numa dimensão mais abrangente, que inclui os pequenos produtores, é responsável por 40%dos postos de trabalho no meio rural.
A produção de leite no Brasil, a rigor, tem perspectiva de continuar crescendo, em média, 4% ao ano. Para isso acontecer o desafio é aumentar a produtividade de regiões emergentes como Rondônia, Mato Grosso e sul do Pará.
Quanto aos municípios da região norte de Mato Grosso, denominada também de Território da Cidadania “Portal da Amazônia”, tem comoprincipal base econômica a pecuária, com forte expressão na produção do leite. A propósito, foi registrado nos últimos 15 anos um crescimento da ordem de 118% no setor, consolidando-se como uma região de referencia no estado, em termos de bacia leiteira.
De acordo com a Associação Matogrossense de Municípios – AMM, somente no Território Portal da Amazônia são produzidos - atualmente - uma média diáriade 300.000 litros de leite. Isso enfatiza que o negócio sofre com problemas de baixa produtividade. Pesquisas revelaram que, o produtor de leite que consegue uma renda aceitável, possui muitas vacas produzindo pouco leite em áreas cada vez maiores de pastagem. Portanto, aumentar a produtividade, neste contexto, significará alcançar metas de aumento de produção sem ampliação das áreas de pastagens.Os problemas enfrentados vão desde dificuldades com alimentação dos animais durante a seca, degradação das pastagens e manejo inadequados, até a tímida organização dos produtores na hora de produzir e vender o produto, para as agroindústrias. Além disso, há problemas também na infraestrutura precária para escoamento da produção, na maioria dos municípios da região, sobretudo no período de chuvas.Com efeito, a comunidade está preocupada com a sustentabilidade dos sistemas tradicionais de produção nessa região, inclusive, aos poucos incorporando, as preocupações com a racionalização do uso dos recursos naturais esgotáveis (água, solo, etc.). Por isto, de acordo com autoridades, que tem buscado por alternativas que possam contribuir para a melhoria de algumas variáveis que afetam acompetitividade, a atividade leiteira regional precisa evoluir deste modelo tradicional de produção para outro mais competitivo. Assim, o Consórcio Intermunicipal, tem procurado junto às instituições de Pesquisa e Desenvolvimento, agências de fomento e de assistência técnica e extensão rural, soluções mais ágeis para se obter aumentos da  produção e custos decrescentes e em bases sustentáveis.
Apropósito, cabe aqui uma menção acerca da importância estratégica, cada vez mais visível, do empreendedorismo das gestões municipais e seus reflexos no desenvolvimento regional. O SEBRAE Nacional, desde muito tempo investe e aposta nesse potencial.
Neste sentido, Colíder estará sediando, no ensejo, o IV Encontro Nacional de Prefeitos Empreendedores, os quais estarão vivenciando, in locu, a experiênciae os desafios do desenvolvimento sustentável regional, norte de Mato Grosso e, sobremaneira, como as Prefeituras se organizam e atuam nesse processo.
Ademais, estamos propondo agregar ao Evento outra forma de organização da produção em expansão na economia nacional, conhecida como “Economia Solidária”, que segundo o IBGE chegou a 3% do PBI em 2009, cuja proposta alicerçada nas políticas...
tracking img