Projeto etico politico brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL








A COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS – A REALIDADE LOCAL







Barra-BA
2011











A COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS – A REALIDADE LOCALTrabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as atividades interdisciplinares.

Prof. Clarice da Luz Kernkamp, Daniela Sikorski, Maria Lucimar Pereira, Paulo Sérgio Aragão.
Tutel. Lisiani Moya Monteiro Amorim
Tutora de sala.





Barra-BA
2011




SUMÁRIO

1. -INTRODUÇÃO..........................................................................04
2. - DESENVOLVIMENTO..............................................................05
3. - CONCLUSÃO...........................................................................11
4. – REFERÊNCIAS........................................................................13
5. - ANEXOS....................................................................................141. INTRODUÇÃO



O presente trabalho refere-se ao projeto de pesquisa apresentando como tema o Projeto Ético-Político do Serviço Social. Partindo de uma pesquisa de campo juntamente com uma Assistente Social da instituição pública que é a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social.
Como objetivo de desenvolver um estudo investigativopara analisar como os Assistentes Sociais materializam o Projeto ético-político do Serviço Social no trabalho realizado no âmbito das políticas públicas, com vistas a contribuir com subsídios para o fortalecimento deste projeto coletivo. A proposta de apresentar o Projeto Profissional como objeto de estudo é mostrar as várias áreas de atuação deste profissional que a cada dia vem crescendo emnosso cotidiano com grande responsabilidade de esclarecimento e intervenção sobre as classes carentes da sociedade.













2. DESENVOLVIMENTO
TEXTO

O texto a seguir é baseado em uma pesquisa de campo com a Assistente Social Sadja Siméia Carneiro S. Oliveira, que exerce sua profissão em uma instituição governamental que é a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social,localizado à Rua dos Marianis, Nº 510, Centro. Ao iniciarmos a entrevista foi dada uma explicação esclarecendo o que pretendíamos e o objetivo da mesma.
Essa Secretaria dispõe no seu quadro físico de funcionários de: 01 Assistente Social (com 03 estagiários) mais 13 funcionários. Esse serviço nessa secretaria foi fundado em 01 de Fevereiro de 2002 e que dispõe de profissional na área daAssistência desde sua fundação há mais ou menos 09 anos.
Quanto às competências e atribuições do profissional de serviço social junto a este serviço explica que várias são as ações ofertadas incluídas nesse atendimento e aqui desenvolvidas a população carente por intermédio da Secretaria como o programa de corte e costura, curso de informática, culinária, programa de atendimentos as gestantes,atendimento de leite, material de construção, óculos, enxoval, lona, barro, urnas funerárias, passagens, transporte de cadáver, grupo de convivência do idoso, brinquedoteca, Programa de Erradicação do Trabalho infantil –( peti ). Destacando que todos esses programas só são beneficiados as famílias que tem uma vulnerabilidade social muito baixa.
Além disso, são atendidos nessa instituição algunsusuários fixos mensais por ex: 30 enxovais, 30 óculos, 15 carteira de idosos. De janeiro a junho deste ano foram efetuados uma média de 625 atendimentos, procuramos sempre atender a todos os usuários. Atualmente são feitos uma média de 215 pronto atendimentos, pois são variáveis e vão de acordo à necessidade de épocas do município.
Algumas mudanças ocorreram na Operacionalização do serviço,...
tracking img