Projeto estruturado tcc etec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Estruturado

de Sistema



























Sumário


1. Fases no Desenvolvimento e Manutenção do Software 2

1.1 Síntese das Fases 2

1.2 Controle de Qualidade 3

2. Atividades das Fases 3

2.1 Fase 0 - Anteprojeto 3

2.2 Fase 1 - Projeto Lógico 5

2.3 Fase 2 - Projeto Físico 6

2.4 Fase 3 - Programação 7

2.5 Fase 4 -Implantação 8

2.6 Fase 5 - Operação 8

3. Modelo de Documentação 9

3.1 Modelo de Documento - AnteProjeto 10

3.2 Manual do Software - Parte I - Projeto Lógico 15

3.3 Manual do Software - Parte II - Projeto Físico 20

4. Bibliografia 25

5. Anexos 26

5.1 Anexo I 27

5.2 Anexo II 28



Fases no Desenvolvimento e Manutenção do Software


1 Síntese das Fases1 Fase 0 - Anteprojeto

Esta fase visa identificar o tipo de serviço de processamento de dados a ser executado (manutenção de um software existente ou a criação de um outro), os objetivos a serem alcançados, recursos e prazos necessários para a execução do projeto.

O Resultado é um documento denominado Anteprojeto, contendo o modelo lógico preliminar do software. A aprovação destedocumento pelo usuário torna-se pré-requisito para a continuidade do trabalho.


2 Fase 1 - Projeto Lógico

Nesta fase o objetivo é a especificação detalhada dos elementos do software a nível lógico. Além disso, deve tratar da especificação detalhada dos procedimentos externos ao computador, tais como:

Captação das informações;

Preparo e envio para processamento;

Crítica e correções;Distribuição das saídas.

O produto é um documento denominado Manual do Software - Parte I - Projeto Lógico, que deverá ser submetido ao usuário para análise e aprovação.


3 Fase 2 - Projeto Físico

Tendo como base o Projeto Lógico, o objetivo nesta fase é o de detalhar os elementos do software a nível físico.

O Produto é um documento denominado Manual do Software - Parte II -Projeto Físico, que conterá a especificação técnica completa do software, visando a sua implementação.


4 Fase 3 - Programação

O objetivo desta fase é o desenvolvimento e simulação do software especificado no Projeto Físico.

O resultado são os programas fontes, devidamente testados. Estes, por sua vez, devem ser entregues ao usuário via disquetes.


5 Fase 4 - Implantação

Tem comoobjetivo o treinamento do usuário, a conversão/inicialização de arquivos e a implantação do software para produção.

Nesta fase, é elaborado e entregue o Manual do Usuário, assim como o Termo de Encerramento do Desenvolvimento do Software, onde o analista ou empresa desenvolvedora declara que o software, uma vez implantado, está entregue e considerado, aceito: devendo o mesmo entrar no período degarantia.


6 Fase 5 - Operação

Nesta Fase são executadas as atividades de produção do software pelo usuário, com acompanhamento inicial da execução das rotinas, avaliação da performance, pequenos ajustes e análise de resultados.

O produto é um relatório descritivo dos problemas encontrados pelo usuário e as soluções adotadas, e a documentação do software, como um todo, devidamenterevisada.


2 Controle de Qualidade

Entre as novas orientações no desenvolvimento do software a que ganha maior dimensão e corpo é a obtenção da qualidade do software como resultado direto da qualidade do seu processo de desenvolvimento. Isto significa a qualidade do software sendo gerenciada e incorporada durante o processo de seu desenvolvimento. Este enfoque resultou diante da dificuldadeprática de implementar e medir os fatores que determinam a qualidade do software. Sendo assim, ao invés de querer identificar e determinar a qualidade do software final, é mais prático obter a qualidade, se ela fizer parte do processo de desenvolvimento.

Neste enfoque, um processo sistemático e definido que permita disciplinar as várias etapas que compõem o desenvolvimento do software, é...
tracking img