Projeto estagio em música. upf

Páginas: 32 (7897 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
Universidade de Passo Fundo

Faculdade de Artes e Comunicação

Curso de Música - LP

PRÁTICA DE ENSINO III – ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Canto Coral na Escola

Acadêmico: Roniel Giroto Araujo

Professores: José Carlos Gheller e Valéria Gobbi

Disciplina: Prática de Ensino III

Passo Fundo Dezembro de 2010

INTRODUÇÃO

Escolhi este tema, canto coral, como ferramenta desocialização e integração social em razão de estar relacionado à experiência e atividades na área de canto coral na Faculdade de Música da UPF, e por ser um dos ramos que me interessa para trabalho após a formação.

Desde pequeno venho cantando em corais de igreja e de escola onde tive a primeira experiência com o canto. Estas atividades também me ajudaram a ingressar no ramo da música edo coro para aprofundar meus conhecimentos e dar um suporte melhor a quem necessita destes serviços.

Trabalhando e cantando em coros também se percebe o contato, envolvimento social que as pessoas têm ao cantar. Muitas amizades começam e são fortalecidas com estes contatos. No coro não se tem chefe nem empregado. A única coisa que se tem é um grupo de amigos cantando todos juntos umamúsica que lhes é agradável e que passe satisfação a quem estiver na frente deles ouvindo e também a eles com o aplauso do publico.

Muitas crianças do bairro onde eu moro tem dificuldade de convivência, tanto familiar quanto social. Estas crianças têm poucas oportunidades de estarem trabalhando em grupo e desenvolvendo algo novo. Muitas famílias vivem em uma condição de pobreza e penso, assim,que uma lacuna na área da musica quando aberta por alguém pode gerar um grande resultado no final do processo e mudar o conceito de vida de algumas pessoas, mas para isso alguém tem que tentar ao menos abrir esta lacuna.

Sendo assim, o propósito do trabalho é ajudar e até encaminhar as crianças da Escola Érico Veríssimo ao mundo da música e do canto. Claro, temos de ser realistas; o tempoé curto, não se pode mudar todo um conceito de sociedade de um cidadão fazendo meia dúzia de aulas de canto coral, mas quem sabe se algo não meche com elas e no futuro isso vire uma grande bola de neve músical.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

“[1]O Coro é o mais antigo entre os grandes agentes sonoros coletivos. Antigos documentos do Egito e Mesopotâmia revelam-nos a existência de umaprática coral ligada aos cultos religiosos e às danças sagradas. O termo Chóros possui um sentido bastante amplo e com o decorrer da história passou por diversos significados. Em sua origem grega, Chóros, representava um conjunto de aspectos que, somados, iam ao encontro do ideal do antigo drama grego de Ésquilo, Sófocles, e Eurípedes. O conjunto consistia em Poesia, Canto e Dança. O Cristianismoantigo o adotou com outros sentidos, passando para o termo latino Chorus que significava o grupo da comunidade que canta ou a abside (recinto poligonal em que termina o Coro da igreja) junto ao altar, separada da comunidade pelas cancelas e mais tarde também denominada o lugar onde se coloca o órgão”.

O trabalho em grupo de um coro não é uma tarefa muito fácil para iniciantes no que dizrespeito à organização do grupo e formação de um repertorio que agrade os ouvintes e aos integrantes do coro. Em seu livro PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, Paulo Freire[2] fala: “Juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria”. Vemos, assim, que muitas vezes devemos romper as barreiras do formalismo e deixar de lado o binômioprofessor-aluno, pois na verdade somos todos alunos e podemos aprender juntos se assim desejarmos e tivermos esta flexibilidade necessária.

Em seu livro COMO OUVIR E ENTENDER A MÚSICA Copland[3] cita em certo trecho que “apenas uma nota músical no piano pode mudar o ambiente de um local de uma sala da atmosfera de sentimentos”. Imaginemos, então, todo o processo que é criado quando está o regente á...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE ESTÁGIO TEMA: MÚSICA E MOVIMENTO
  • Estagio musica
  • Estagio Musica
  • projeto musica
  • Projeto Musicas
  • Projeto de musica
  • Projeto musica
  • projeto musica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!