Projeto esportivo e de lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

HELENA DOS ANJOS SOUZA















PROJETO DE EXTENÇÃO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II



















Curvelo
2011
HELENA DOS ANJOS SOUZA
















PROJETO ESPORTIVO E DE LAZER














Trabalhoapresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório II, semestre VI.









Curvelo
2011




PROJETO DE INTERVENÇÃO


1 APRESENTAÇÃO



O presente projeto tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um projeto de intervenção com a comunidade do bairro Bela vista II / Mato do Engenho nomunicípio de Curvelo – MG, sendo um bairro bastante aglomerado e extenso. Através de um levantamento socioeconômico que foi realizado no bairro, buscando atender as demandas da população, foram feitas entrevistas domiciliares sendo definidas as ações a serem trabalhadas de modo cooperativo com os atores sociais para o enfrentamento das problemáticas encontradas.
Entre os moradoresda comunidade analisada, a grande maioria aponta aspectos negativos em relação às crianças e os adolescentes do bairro. Através do relato da comunidade, há um grande numero de crianças que ficam nas ruas, que por sua vez se encontram sem opções de lazer, correndo o risco de algum tipo de violência e até mesmo sendo estimuladas ao uso de drogas. No período de férias essa situação ainda se encontrapior, por não estarem nas escolas.
Dentro deste quadro de informações analisadas, o intuito é promover um projeto de atividades de lazer, brincadeiras e jogos desportivos (como futsal, peteca, voleibol, rende Ball, etc.), durante o período de férias na quadra da associação do bairro, para crianças e adolescentes na faixa etária entre 07 a 17 anos. Devido à localização da quadra que seencontra em difícil acesso para os demais da comunidade, será necessário um transporte coletivo para transportar esses jovens e crianças para facilitarem suas participações no evento recreativo e esportivo na quadra do bairro É importante que as crianças participem e aproveitem o tempo das férias de forma saudável e educativa. Assim, elas ganham novas experiências e fazem novos amigos, sendo umaforma de tirá-las das ruas ocupando o tempo dos mesmos com atividades saudáveis, disciplina e respeito que contribuem para formação de cidadãos conscientes.
Com base no estatuto da criança e do adolescente onde em seu Capítulo II – Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, o Art. 16 prevê que o direito a liberdade compreende brincar, praticar esportes e divertir-se,determinando o principio da inclusão, não havendo qualquer tipo de discriminação, garantindo a igualdade na prática esportiva.
Acredita-se que a criança precisa ser vista tal como ela é, um ser em desenvolvimento, que deve ter seu momento de lazer. Isso não como tempo ócio como diz o vulgo popular, porém como um momento de prazer e relaxamento que contribui para odesenvolvimento moral e crítico do sujeito.





2 JUSTIFICATIVA



Este projeto esportivo e de lazer, objetiva atender prioritariamente crianças e adolescentes desprovidos de recursos e que por muitas das vezes ficam nas ruas por se encontrarem sem opções de lazer, com o intuito de afastar os meninos da rua e livrá-los da violência. Pretendendo ocupar o tempo livre dos mesmos comatividades educativas, esportivas saudáveis, evitando os perigos da ociosidade; como também a importância da inclusão social e o aumento da auto-estima. O intuito é promover um projeto de atividades de lazer, brincadeiras e jogos desportivos (como futsal, peteca, voleibol, rende Ball, etc.), durante o período de férias na quadra da associação do bairro, para crianças e adolescentes na faixa etária...
tracking img