Projeto espaço cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I - INTRODUÇÃO

A cultura popular paraense, é umas das mais diversificadas de nosso país, tendo sido formada pela influencia de vários povos que trouxeram nas suas características fontes para miscigenação e mesclagem da sua cultura, com a do povo cabloco/indígena, que morava em nossa região, tendo ido dos ritmos como o carimbó, passando pelo xote, influencia dos europeus, do lundu, influenciados negros, bois e pássaros ao brega, hoje uma mania quase generalizada nas festas em todo o nosso estado.
Não podemos esquecer de nossos mitos e lendas que encantam que a quem ouvem e levam a nossa imaginação de como é que o boto vira gente para encantar as moças nas festas ribeirinhas? Quem é a velha que vira matinta pêrera? Assim por diante, por isso o Instituto Amazônia Vida e Alegria,através do Projeto Espaço de Cultura Vida e Alegria vem para incentivar a fomentação e o resgate dessas tradições, para que nossa cultura tão bonita possa ser ainda mais enraizada no nosso cotidiano.

II - JUSTIFICATIVA

Hoje o Brasil passa por um processo de uma nova estruturação política, onde os conceitos de responsabilidade social destacam-se, e a sociedade civil tem um papel importante naconstrução deste conceito através de suas organizações tem um papel de sujeito político e ator social, construindo redes de ações capazes de combater os problemas que a exclusão social por que passa a maioria do povo brasileiro que não tem os seus direitos básicos, respeitados, tais como: educação, saúde, cultura e etc...
Em nossa cidade existem muitos jovens/adolescentes em situação de riscopessoal e/ou social, sem os seus mínimos direitos de cidadania respeitados por isso, envolvidos em gangues; em situação de prostituição; no consumo e tráfico de drogas etc. Uma das possíveis maneiras de viabilizar a inclusão social destes jovens é ter uma política públicas, que garantam a (re) inserção desses jovens/adolescentes no convívio social e familiar, implementando um conjunto de ações deformação/capacitação/atualização para que garantam possibilidades para a inclusão social dessa população nos seus mais sagrados direitos sociais.
Refletindo isto, sabemos que o nosso Estado do Pará é rico não apenas em flora, fauna e minerais, mas também, em diversos tipos de manifestações populares (Festa do Çairé, Círio de Nazaré, etc.) e em contrapartida há hoje em dia invasão de ritmos deoutras regiões (Festa Country, Micareta, Axé Music, etc.), observamos ainda uma constante desvalorização do que é nosso (mitos, lendas, ritmos (música) de nossa região) e a incorporação dessas manifestações e ritmos de fora, acabam colocando de lado todo um conhecimento que é, de fato, fundamental para o resgate e valorização da cultura de nossa região.
Temos a clareza que a cultura é à maneirade converter as coisas do mundo em objetos e argumentos de trabalhos, de canto, dança ou devoção, em imagens de pensar tudo que existe, como um saber do homem pensado apenas na invenção da crítica sobre o que faz o povo viver e como vive, porque a cultura popular só é compreensível quando incorporada à vida da comunidade. Por isso apresentamos o Projeto Espaço de Cultura Vida e Alegria, quepretende realizar um processo educativo junto a crianças/adolescentes e jovens da região metropolitana de Belém, buscando com eles incentivar um processo de resgate da arte e cultura paraense, proporcionando o desenvolvimento de sua auto-estima nas produções que irão realizar neste espaço de formação, produção e intercâmbio de nossa cultura popular, buscando com isso formar multiplicadores dessacultura, através da arte-educação.
Todo e qualquer fazer artístico é essencialmente um ato transformador, um ato essencialmente criador, e é a partir disso pudesse definir os fundamentos do criativo como dimensão particular do transformativo, A arte é um ato humano, sendo humano - é um ato cultural, e como tal, reflete o sujeito que a produz como também e sua cultura, transformando-a em uma...
tracking img