Projeto epis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1232 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é sociologia.
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suasculturas. A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Se isso a priori é uma desvantagem para a Sociologia,num segundo momento percebemos que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesma como objeto de indagação crítica.
Este livro focou assuntos bastante atuais, estivemos debruçados e debatemos muito sobre os assuntos nele expostos, notamos que o mesmo foca principalmente a sociologia contribuindo para o estudo dos processos de relação de trabalho, os problemas e todas as mazelas sociaisdecorrentes das mudanças no capitalismo e as suas conseqüências para o cidadão comum.
Esta capa fala sobre a análise do ponto de vista da sociologia, da crise no mundo árabe.

A restruturação produtiva e a crise na sociedade industrial
Como resposta às novas exigências de competitividade que marcam o mercado globalizado a exigir cada vez mais qualidade com menor custo, a base técnica deprodução fordista, que dominou o ciclo de crescimento das economias capitalistas no pós 2ª  guerra até o final dos anos sessenta, vai aos poucos sendo substituída por um processo de trabalho resultante de um novo paradigma tecnológico apoiado essencialmente na microeletrônica, cuja característica principal é a flexibilidade.
Estabelecem-se novas relações entre trabalho, ciência e cultura, a partirdas quais constitui-se historicamente um novo princípio educativo, ou seja, um novo projeto pedagógico através do qual a sociedade pretende formar os intelectuais/trabalhadores, os cidadãos/produtores para atender às novas demandas postas pela globalização da economia e pela reestruturação produtiva. O velho princípio educativo, decorrente da base técnica da produção taylorista/fordista vai sendosubstituído por um outro projeto pedagógico determinado pelas mudanças ocorridas no trabalho. O slide fala sobre as conseqüências das crise no trabalho numa sociedade.





Globalização
No livre que debatemos, falou muito sobre globalização, para entendermos um pouco mais deste fenômeno social, vamos falar um pouco sobre isso.
Podemos dizer que é um processo econômico e social queestabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cadavez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.







A crise nos modelos de produção fordista/toyotista
Nos últimos anos, particularmente a partir da década de 1970, o mundo passou a presenciar uma crise do sistema de produção capitalista. Após um período próspero de acumulação de capitais, o auge do fordismo das décadas de 1950 e1960, o capital passou a dar sinais de um quadro crítico, que pode ser observado por alguns elementos como: a tendência decrescente da taxa de lucro decorrente do excesso de produção; o esgotamento do padrão de acumulação taylorista/fordista de produção e a desvalorização do dólar.
Esta “crise estrutural do capital” impulsionou, principalmente nos anos 1980 e 1990, uma gama de transformações...
tracking img