Projeto ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto


Produção em Estufa – Efeito Estufa: Aquecimento Global




Alexsandra dos Santos
Cléia Cristina Teixeira
Eliana Maria Duarte Grego
Franciele Cristiane Meira Fior
Gabriela Peixoto Barcella
Marcos Henrique Cavalcante Xavier





Conteúdo

O ser humano depende dos recursos que o meio ambiente dispõe, o nossoalimento provém da terra, dos animais, a preservação dos nossos mananciais e rios para a obtenção da água doce, tudo isso é primordial para a sobrevivência da espécie humana. E, no entanto a intervenção que o homem tem feito na natureza, poluindo rios, desmatando grandes florestas, vem apresentando grandes conseqüências. Em alguns países há a falta de água tratada, altos níveis de emissão de gases quepoluem o nosso ar, e a falta de alimento. Vemos a urgência de conscientizar a todas as pessoas a necessidade da preservação do nosso meio, para que possamos sobreviver.
Um meio para essa conscientização é a escola. Dentro do currículo de Ciências Naturais os alunos têm a possibilidade de adquirir um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer ohomem como parte do universo e como indivíduo. Porém nas séries iniciais esse estudo acaba sendo deixado para segundo plano, pois é preciso fazer com que o aluno desenvolva a habilidade de ler e escrever.
Mas o estudo de Ciências tem se mostrado cada vez mais necessário dado à importância do estudo e da necessidade de conscientização da sociedade. Não se pode pensar no ensino de Ciênciascomo um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em um momento futuro. A criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e viabilizar sua capacidade plena de participação social no futuro.
Segundo o PCN de Ciências: o ensino de ciências naturais é um espaço privilegiado emque as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparadas. Os alunos podem compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.





Ano Escolar a que se aplica

5º ano do Ensino Fundamental



TempoEstimado


13 semanas


Conceitos abordados: Calor, temperatura, clima, produção de gases, produção em estufa, luz, sol, planeta Terra, camada de Ozônio, Oxigênio.






Introdução


O efeito estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. É um processo que ocorre quando uma parte da refletida pela superfície terrestre é absorvida pordeterminados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35%da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenómeno conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão.
Nos últimos anos, a concentração...
tracking img