projeto empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



PROJETO DIA DOS ESTUDANTES

Tema: O futuro e a profissão
Lema: A importância do estudo na escolha da futura profissão.
Público Alvo: Ed. Infantil até 3ª Série do Ensino Médio.
Data:
Professores Organizadores: Leila Delefrate Borges Teles,Michelly Helena da Silva, Meire de Cássia Gomides e Wanessa Rodrigues Rocha.

Justificativa
Em latim, Escola quer dizer “ lugar de alegria”, eé na escola que podemos ajudar nosso aluno no conhecimento e escolha de uma profissão, e alertando-o para as mudanças que ocorrerão no futuro. Isso é empenhar, adotando critério de informações sobre as diversas profissões.
Cabe então a todos nós, educadores, refletir e participar juntamente com nossos alunos na busca de alternativas, e a escola tem um papel fundamental em propiciar uma educaçãode qualidade ,para que o que almejamos com a realização deste projeto seja consolidado.

Introdução
Considerando o Dia do Estudante, será desenvolvido um projeto com o tema: O futuro e a profissão no mês de agosto do ano de 2014 no Colégio Gálatas. Para que o mesmo possa acontecer de forma clara e consciente, entendemos que será interessante para os grupos que conheçam como surgiu estádata.
Assim sendo, em nossas pesquisas conhecemos o histórico do surgimento dessa data. Na época do império no Brasil, em 11 de agosto de 1827, o Imperador D. Pedro I assinou um decreto criando dois cursos de Direito no Brasil: um em São Paulo - no Convento São Francisco. Era um edifício de taipa construído no século XVII e, outro em Olinda ( Pernambuco ) - no Mosteiro de São Bento e depoisfoi para o Palácio dos Governadores. Até nesta data o Brasil não tinha faculdades e os estudantes que tinham posse iam para a Europa e voltavam formados. Cem anos depois da criação dos cursos jurídicos no Brasil , em 11 de agosto de 1927, Celso Gandy Ley (professor de Direito); propôs que este dia fosse dedicado a todos os estudantes. E lembrando sempre que as escolas implantadas no Brasiltiveram estrutura precária e poucos alunos, pelo menos até 1910 e, depois disso, as estruturas de ensino foram melhorando gradativamente.
Atualmente é sabido que muitos dos nossos estudantes vem à escola sem muita perspectiva de vida futura. Poucos conseguem continuar os estudos após o termino do ensino médio. A maioria estuda a noite e durante o dia trabalham para ajudar a no sustento da família. Oumuitas vezes são alunos carentes, com famílias desestruturadas que os desmotivam em sala de aula.
Escolher uma profissão não é fácil. A criança já cresce sendo questionada sobre o que será quando crescer. Ao chegar no ensino médio, a pressão aumenta, afinal, a preparação para o vestibular se torna mais intensa e, ai sim, é preciso decidir qual carreira seguir. Além da dúvida, que énatural,há outras questões que influenciam esse processo como: interferência familiar, mercado de trabalho,salários,prestígio,dom, etc.
É importante que a escolha profissional, seja uma pesquisa desde o primeiro ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio, primeiro porque é preciso conhecer o maior número possível de profissões; segundo, porque não podemos nos basear apenas nas questõessalariais ou de prestígio. Portanto é necessário, imaginar-se oito horas no local de trabalho, porque esse tempo precisa também ser encarado como prazer, não só como obrigação. Sendo assim a união de ambos seria a melhor opção na escolha de uma profissão.
Objetivos gerais:
Contribuir para a formação dos estudantes, visando valorização de toda comunidade escolar, da família, seu desenvolvimento deautonomia, intelectual, cognitivo e nas construções das relações interpessoais e de inserção social.
Conscientizar o aluno sobre a importante trajetória do ensino fundamental e médio no contexto histórico do cidadão.
Desenvolver capacidades físicas e intelectuais, que possibilitem expressar emoções, opiniões e utilizar o conhecimento adquirido gradativamente através do projeto, de modo...