Projeto empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENECISTA DE JOINVILLE
CURSO DE TURISMO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROJETO EMPREENDEDOR TÉCNICO-CIENTÍFICO

PROJETO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM ROTEIRO DE AVENTURA INFANTIL NO RECANTO DAS ARROZEIRAS

BRUNA SCHMITZ
JOSÉ HENRIQUE MENESTRINA
KAMILA GABRIELA BATISTA
LUIZ HENRIQUE ARZÃO AGUIAR
TEÓFILO POLIZELI LOBO
*TU-01

JOINVILLE
2012

SUMÁRIO
fundamentação teórica 3
1.1 TEORIA GERAL DOS SISTEMAS 3
1.2 CONJUNTO DAS REALAÇÕES AMBIENTAIS 5
1.3 Subsistema ecológico 9
1.4 SUBSISTEMA CULTURAL 11
1.5 SUBSISTEMA ECONÔMICO 13
1.6 SUBSISTEMA SOCIAL 15
referências 19

fundamentação teórica
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Na impossibilidade de estudar isoladamente os elementos de um universo, utilizam-se ossistemas que são vistos como uma totalidade integrada de componentes interligados e independentes. Os sistemas podem ser utilizados por diversas áreas, pois todas as atividades podem ser delineadas a partir de um modelo do mesmo.
De acordo com Chiavenato (2000, p. 545) sistema é “um todo organizado ou complexo, um conjunto ou combinação de coisas ou partes formando um todo complexo ouunitário”. Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência. Alvarez (1990), afirma ainda que qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que a relação entre as partes e o comportamento do todo seja o foco da atenção. Define-se então como um conjunto de partes diferenciadas em inter-relação umas com as outras, formando um todoorganizado que possui uma finalidade, um objetivo constante. Os sistemas são hierárquicos ou piramidais, isto é, são constituídos de sistemas ou de subsistemas relacionados entre si por um processo ou padrão de interação. O próprio universo é um sistema constituído por uma infinidade de sistemas e subsistemas intimamente relacionados entre si. Os sistemas existem dentro de sistemas, são abertos esuas funções dependem de sua estrutura.
A Teoria Geral dos Sistemas foi elaborada, em 1937, por Bertalanffy, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da biologia. Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração na década de 60. Nesta teoria a ênfase é dada a inter-relação e interdependência entre os componentes que formam um sistema. É disso quetrata os conceitos de transação e globalidade, o primeiro se refere à interação simultânea entre os componentes de um sistema e o segundo diz que um sistema constitui um todo técnico, dessa forma, qualquer mudança em uma das partes afetará todo o conjunto. Buscava-se uma teoria que fosse comum a todos os ramos da ciência e se pesquisavam os denominadores comuns para o estudo e abordagem dossistemas vivos. Esta foi uma percepção de diversos cientistas, que entenderam que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes setores do conhecimento humano. Bertalanffy (2008), afirma
Se alguém se dispusesse a analisar as noções correntes e os slogans em moda, encontraria bem no alto da lista a palavra “sistemas”. Este conceito invadiu todos os campos da ciência e penetrou nopensamento popular, na gíria e nos meios de comunicação de massa. O pensamento em termos de sistemas desempenha um papel dominante em uma ampla série de campos, que vão das empresas industriais e dos armamentos até tópicos esotéricos da ciência pura, sendo-lhes dedicadas inumeráveis publicações, conferências, simpósios e cursos.
Para Miller apud Beni (2008, p.23), a palavra conjunto implica queas unidades possuem propriedades comuns, ou seja, “o estado de cada unidade é controlado, condicionado ou dependente do estado das outras unidades”.
Tanto quanto é possível saber, a ideia de uma “teoria geral de sistemas” foi introduzida pela primeira vez anteriormente à cibernética, à engenharia dos sistemas e ao surgimento de campos afins. Embora o termo “sistema” propriamente não tivesse...
tracking img