Projeto em cad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNDAÇÕES


Neste Capítulo são abordados os principais aspectos que devem ser enfocados pelo projetista de fundações e discutem-se os requisitos básicos que um projeto deve atender para um desempenho satisfatório das fundações.

1.1 – A ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES


O projeto e execução de fundações – a Engenharia de Fundações – requer conhecimentos deGeotecnia e Cálculo Estrutural; a Geotecnia, por outro lado, abrange a Geologia de Engenharia, a Mecânica dos Solos e a Mecânica das Rochas. Tome-se o caso simples de um edifício em terreno sem vizinhos. Em geral, a estrutura é calculada por um engenheiro estrutural que supõe os apoios indeslocáveis, daí resultando um conjunto de cargas (forças verticais, forças horizontais e momentos) que é passadoao projetista de fundações. Com o auxílio de uma série de elementos e informações, que serão detalhados adiante, ele projeta as fundações da obra. Acontece que essas fundações, quaisquer que sejam, quando carregadas, solicitarão o terreno, que se deforma, e dessas deformações resultam deslocamentos verticais (recalques), horizontais e rotações. Com isso, a hipótese usual de apoios indeslocáveisfica prejudicada, e nas estruturas hiperestáticas, que são a grande maioria, as cargas inicialmente calculadas são modificadas.
Conhecimentos de Geologia de Engenharia são necessários em obras em regiões passado ao projetista de fundaç e momentos) que abrange a Geologia de Engenharia, a Mec171717171717171717171717171717171717171717171717171717171717171717171717171717desconhecidas, em obrasextensas, como refinarias, grandes pontes, etc., em que o engenheiro de fundações pode identificar e levantar problemas que deverão ser resolvidos pelo geólogo de engenharia. O mesmo acontece com a Mecânica das Rochas, uma disciplina da Geotecnia cujo conhecimento é necessário quando as fundações transmitem esforços importantes para a rocha ou quando essa possui baixa qualidade.
Já em relação àMecânica dos Solos, o engenheiro de fundações deve possuir sólidos conhecimentos dos seguintes tópicos: (a) origem e formação dos solos, (b) caracterização e classificação dos solos (parâmetros físicos, granulometria, limites de Atterberg, etc.), (c) investigações geotécnicas, (d) percolação nos solos e controle da água subterrânea, (e) resistência ao cisalhamento, capacidade de carga e empuxos,(f) compressibilidade e adensamento e (g) distribuição de pressões e cálculo de deformações e recalques.
Quanto ao Cálculo Estrutural, o engenheiro de fundações deve conhecê-lo sob dois aspectos: (1º) para que possa dimensionar estruturalmente os elementos da fundação e as obras que, em geral são necessárias à execução das fundações propriamente ditas (por exemplo, um escoramento) e (2º) paraque possa, como já foi dito, avaliar o comportamento da estrutura diante dos inevitáveis deslocamentos das fundações.
Finalizando, chama-se a atenção especial para dois pontos: (1º) uma vez que os problemas de Geotecnia apresentam um maior grau de incerteza que os de Cálculo Estrutural, nem sempre é fácil conciliar as respectivas precisões (exemplificando: frequentemente, o engenheiroestrutural impõe ao engenheiro de fundações um requisito de recalque zero, o que é impossível, pois toda fundação, ainda que sobre rocha, recalca) e (2º) devem-se evitar as generalizações, pois, em fundações, na grande maioria dos casos, cada obra apresenta suas peculiaridades que devem ser consideradas adequadamente.

1.2 – TIPOS DE FUNDAÇÕES E TERMINOLOGIA


O projetista de fundações deve tercuidado no emprego da terminologia correta. As fundações são convencionalmente separadas em dois grandes grupos:
• fundações superficiais (ou “diretas” ou “rasas”);
• fundações profundas.
A distinção entre esses dois tipos é feita segundo o critério (arbritário) de que uma fundação profunda é aquela cujo mecanismo de ruptura de base não surge na superfície do terreno.
Como os...
tracking img