Projeto em análise e prática mercadológica análise segundo a estrutura de michael porter margarina qualy

2949 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma análise das cinco forças de Porter da indústria BRFoods focando no ramo da margarina Qualy.
Porter menciona que seus princípios de análise estrutural aplicam-se igualmente as atividades de produção e serviços (Porter, 1986:23). Grande parte dos trabalhos que utilizam sua estrutura de análise é baseada em indústria de manufaturas.
A partir desta constatação, surgiu a questão: Poderia a estrutura de análise de mercado proposta por Porter (1986) ser aplicada a um mercado de margarinas? Segue desta forma a proposta a ser analisada e desenvolvida neste projeto.
Na busca da identificação das características estruturais básicas do mercado de margarinas do setor II e III (Área II: Minas Gerais, Espírito Santo, interior de Rio de Janeiro (excluindo-se os municípios contidos na Área III), Área III: Grande Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis, São Gonçalo e São João de Meriti) (Nielsen 2011), partimos das análises estruturais das cinco forças competitivas para atribuir diversas características das empresas produtoras de margarinas.
Segundo Porter (1986), a intensidade competitiva determinada pela ação conjunta das cinco forças, é quem determina o nível de lucratividade em uma indústria e esse, por sua vez, influencia o nível de lucratividades de uma empresa que dela fazem parte.
Além disso, as características estruturais, determinantes das forças competitivas, têm forte influência na competitividade de uma indústria. Por sua vez, a competitividade condiciona as estratégias potencialmente disponíveis para serem abordadas. O (SIC) grau de concorrência em uma indústria depende de cinco forças competitivas básicas. O conjunto destas forças determina o potencial de lucro final na indústria que é medido em termos de retorno em longo prazo sobre o capital investido.” (Porter, 1986:22).
De acordo com o site institucional da marca (www.qualy.com.br), a primeira fábrica da margarina Qualy foi

Relacionados

  • Plano de negocios
    34264 palavras | 138 páginas
  • Publicidade e propaganda
    94652 palavras | 379 páginas