Projeto educação e cidadania na sua cidade: problemas e soluções na vila caiçara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional Objetivo

Ana Flávia da C. S. Silva
Luana Carolina N. Q. de Farias
Mariana Guerato
Thaís N. Ribeiro

Projeto Educação e Cidadania na sua cidade

Problemas e Soluções na
Vila Caiçara

Setembro de 2008
Introdução

Com base na pesquisa realizada no bimestre anterior sobre o bairro da Vila Caiçara no geral, iremos apresentar agora alguns de seus problemas e suasrespectivas soluções, mesmo que óbvias, mas necessárias.
São problemas comuns de todos os bairros de Praia Grande, que requerem apenas um pouco de dedicação do próximo Prefeito para solucioná-los, além de mais investimentos.

Problemas e Suas Soluções

1. Precariedade da área de saúde

Para tal problema, é preciso obviamente ampliar os investimentos diretos na área de saúde, semdesvio como comumente ocorre. Recebemos uma grande ajuda financeira do governo federal e os impostos pagos pela população são altíssimos, suficientes para uma infra-estrutura não somente numerosa, mas também de qualidade excepcional.
A maior distribuição de medicamentos de todos os custos, já que é um direito Consitucional. Como a população da cidade e do bairro não é tão bem remunerada,como se pode deixar um trabalhador que recebe um salário mínimo arcar com os gastos de todos os seus medicamentos?
O mal preparo dos profissionais da saúde, além da escassez de tais também prejudica o atendimento de pacientes. A existência de apenas um hospital com atendimento precário em uma cidade deste tamanho é embaraçoso! A quantidade de filhos de moradores da cidade nascidos em hospitaisde Santos é muito grande. Prova de que a maioria das pessoas ou preferem ter seus filhos em um hospital mais bem preparado ou devido ao despreparo do hospital da Praia Grande, foram obrigados a transferir-se para um dos de Santos.
Voltando à Vila Caiçara, que é muito distante do Hospial Irmã Dulce, a Unidade Básica de Saúde contém atendimento precário incluindo todos os problemas jácitados, que são de âmbito municipal, englobando praticamente todas as unidades da cidade. Com menos desvio de verbas e muita boa vontade, a area da saúde da Praia Grande deixará de ser problema para a população.

2. Ruas sem pavimentação

Este é um claro descaso da administração da Prefeitura com os bairros mais afastados do centro comercial e com as ruas que não interligam as principaisavenidas da cidade. Enquanto avenidas como a Costa e Silva do Boqueirão já possuem pequenos paralelepípedos especias no lugar do asfalto, há ruas na Vila Caiçara que estão na pura areia. É revoltante ver que ainda existe essa desigualdade tão grande em nossa cidade.
Isso também demonstra certa incoerência. Sendo o Caiçara um bairro predominantemente turístico (a maior parte de suas moradiasestão disponíveis para aluguel em temporadas e finais de semana), como a Prefeitura pôde permitir esse descaso? Se os moradores não são tão importantes, porque o descaso com os turistas também?
Disponibilizar a verba e cuidar para que não seja desviada é necessário para que a Vila Caiçara torne-se um lugar melhor para se viver ou passar feriados com a família.

3. Não-fornecimento deágua, principalmente nas temporadas

Por ser uma Estância Balneária, Praia Grande recebe muitos turistas todos os anos. O lucro arrecadado com isso é enorme. Muitas cidades pequenas almejam ser turísticas, pois além do apoio federal, os gastos dos turistas pela cidade podem trazer uma riqueza vasta para ela, ou torná-la uma cidade estacionada na escala de desenvolvimento devido ao desvio deverbas que deveriam ser direcionadas à melhoria da infra-estrutura para acomodar o contingente cada vez maior de turistas e moradores, como é o caso da Praia Grande.
O dinheiro arrecadado com os mesmos poderia ser utilizado para melhorar o fornecimento de água, pois além dos moradores terem de passar por essa situação os turistas que aqui visitam não querem ter o desconforto de ficar alguns dias...
tracking img