Projeto educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nível/Ano/Turma/Turno de estágio e faixa etária dos alunos: Infantil III- de 4
anos à 4 anos e onze meses.

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica e mesmo não sendo obrigatória é um direito de toda criança. Tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social da criança. No espaço escolar daEducação Infantil é essencial priorizar o ambiente lúdico, pois é desta forma, sendo estimulada com prazer e alegria que a criança amadurece o sistema nervoso, educa os sentidos, desenvolve habilidades motoras e sua capacidade física. O Estágio é de extrema importância, pois é de frente para realidade é que somos capazes de enxergar e reconhecer em nós a necessidade de aprimoramento em nossa formaçãoacadêmica e também é o momento de identificar nossas aptidões e interesses em relação à nossa escolha profissional. Este é o compromisso da educadora infantil: proporcionar momentos repletos de motivação e envolvimento emocional, doando atenção e carinho, preparando propostas pedagógicas atrativas, com o intuito de tornar este momento especial e importante na vida destes pequenos aprendizes.Lembrando as palavras de Paulo Freire reforçamos este pensamento: “(...) se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” (Freire, 1996, pg- 24 e 25)
A Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Leite, esta localizada na Rua Aristides Barônio, nº131, Vila Antônio Leite, Bairro Campina em São Leopoldo,esta localizada em um bairro de fácil acesso atende à crianças de 0 à 5 anos. A escola possui 5 salas todas salas amplas com banheiros adaptados para crianças, sendo destas, duas são infra-estruturadas para berçários, 1 refeitório acompanhado de cozinha, um lactário que produz a alimentação de bebês, uma secretaria, uma sala de professores, uma sala para que os professores possam realizarplanejamento, uma sala da equipe diretiva, um solário destinado como praça para bebês, uma praça de brinquedos para alunos maiores, um pátio com brita, uma área coberta, uma lavanderia e, por fim uma sala de atividades múltiplas A escola atende a 138 crianças e conta com 16 professores.
A sala de aula é muito ampla, bem colorida e iluminada, tem janelas vasculantes enormes o que permitevisualizar a rua. Há uma diversidade de brinquedos e jogos, todos à disposição dos alunos, incluindo uma motoca e uma bola de futebol doada pelos pais. Também possuem um microsystem, uma televisão e um DVD, exclusivo desta sala de aula, além de colchonetes para hora da soneca. Elas adoram os balanços que às vezes chegam a gerar brigas, mas com muita calma e o auxilio de uma professora elas acabam aceitandoque devem dividir, fazer uma fila e aguardar. As professoras estão sempre supervisionando e estimulam para que eles resolvam seus problemas e se tornem mais independentes. Com brincadeiras, jogos e música de fundo planejando com o maior cuidado o trabalha com seus alunos, a professora Miriam torna o espaço escolar em um espaço agradável, prazeroso, de forma a permitir que ela alcançe o sucesso emsala de aula. Essa atividade foi uma experiência muita enriquecedora e acrescentou muito a minha formação.
A professora Miriam Teixeira, é concursada e trabalha na área da educação a mais de dez anos pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo como Tutora, antigas “Cuidadoras” como eram chamadas até pouco tempo atrás. A professora Miriam é um grande exemplo ela não se acomodou como muitas,mesmo concursada sentiu a necessidade de se aprimorar, buscando conhecimento, formou-se no Magistério, e após buscou um curso de graduação está formada a menos de um ano no curso de Pedagogia da Ulbra. A prática Pedagógica da professora é alicerçada na teoria do sociointeracionismo, pois acredita que na medida em que a criança interage com o outro aprende a resolver seus conflitos, e que é nas...
tracking img