Projeto educ. infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA









LILIA VAZ
















PROJETO DE INTERVENÇÃO: RECICLAGEM.





















Boa Vista
2011


LILIA VAZ











PROJETO DE INTERVENÇÃO: RECICLAGEM.



























Boa Vista
2011


TEMA: RECICLAGEM.DELIMITAÇÃO DO TEMA: SUCATA COMO MATERIAL PEDAGÓGICO.

INTRODUÇÃO


Este trabalho apresenta uma discussão sobre a situação que o Planeta Terra vem enfrentando devido à destruição que os próprios seres humanos têm causado na natureza, por optar por uma vida moderna e sem se importar com as consequências futuras.
As abordagens de alguns autores contribuem para a teoriaeducativa que o desenvolvimento da criança é proveniente da interação social da mesma com o meio a sua volta, neste caso a aprendizagem é mediada entre o relacionamento do individuo, sendo assim, torna-se importante à relação do ser com o meio ambiente, levando em consideração a historicidade de vida e a cultura em que o aluno está inserido.


PROBLEMÁTICA

Na escola percebemos quemuitos alunos desenvolvem melhor quando o lúdico está presente na atividade proposta, por este motivo trabalhar o meio ambiente incentivando a reciclagem e transmitir conteúdos teóricos e práticos tornam a aprendizagem mais prazerosa.
Assim, o problema para essa pesquisa pode ser apresentado do seguinte modo: “Como conscientizar os alunos de hoje sobre a redução da poluição ambientalprolongando a vida útil de materiais recicláveis?”.

OBJETIVO
• Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem possibilitando transformação do material em brinquedo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Levar os alunos a entender os Cuidados com o meio ambiente apresentando a importância da Reciclagem;
• Conscientiza-los do valor da higiene e limpeza;
• Mostrar aimportância da Coleta seletiva: organização e classificação de materiais.
• Auxiliar os educandos na fabricação de brinquedos utilizando o lixo como material de apoio.

JUSTIFICATIVA


Através da observação das crianças na educação infantil, verificamos a importância que elas ofereciam a objetos produzidos em sala, foi onde conjuntamente decidimos integrar no processo educativo aconscientização social em relação à reciclagem e recuperar materiais construindo brinquedos, no qual associa assuntos escolares e a interação do aluno com o meio ambiente.


REFERENCIAL TEÓRICO

Atualmente, o lixo é problema mundial, a partir dessa perspectiva buscamos meios de preservar o Meio Ambiente utilizando assim a reciclagem. A partir dessa afirmativa deve ser trabalhada “amediação que é um processo fundamental para a absorção e transformação do conteúdo proposto” (CÓRIA-SABINI, 1993, p. 157), pois a criança antes de entrar na escola, já traz sua bagagem de vida como membro sociocultural, conhecimentos do mundo que a cerca (conceitos, atitudes, valores), assim apresentar ensinamentos que possibilitem a conscientização social na criança em relação à recuperação de materiaisutilizando o lúdico na construção brinquedos torna o aprendizado prazeroso.
Com isso, podemos dizer que professores, a escola e colaboradores de forma geral, em parceria com a família podem ajudar o aluno a aprender de forma mais fácil com brinquedos lúdicos que ajudaram a criar.

METODOLOGIA

PLANO DE AULA:
1º dia:
1ª Atividade: Com auxilio de livros ecartazes apresentar historias ilustrada sobre o Meio Ambiente e os danos que o aumento do consumismo tem causado com o uso de embalagens e alimentos (anexo 1).
2ª Atividade: Reforçar sobre a importância e quanto aos cuidados de fazer a coleta seletiva dos materiais que serão jogados no lixo.
3ª Atividade: Para fixar os conteúdos, iremos confeccionar as caixas destinadas à...
tracking img